“Teve lugar em Dar-Es-Salaam, 31.07.2024, a esperada materialização manifesta pelos 3…
POTENCIAL HÍDRICO DA ARA NORTE, IP, BUSCA INTERESSE DE CENTENAS DE VISITANTES NA FACIM, 2023.
“Em Maputo, na FACIM, Distrito de Marracuene em Ricatla, é um local seguro e formal que atrai milhares de agentes económicos e visitantes de quase todo mundo. Apenas suas portas se abrem uma vez por ano. É na FACIM, onde os expositores promovem aos visitantes grandes potencialidades de seus produtos ou serviços multissectorial e funcional como melhores oportunidades de negócios e investimentos a vista no mercado da região da SADC e tendo Maputo como seu promotor. Também, é um local onde os negócios nacionais e estrangeiros se cruzam e se abraçam pelas diferenças das suas ofertas de melhores oportunidades de negócios, ou investimentos. Contudo, a corrida da ARA Norte, IP para este local, Feira Internacional de Maputo, adiante designada por FACIM que decorreu entre os dias 28 de agosto a 3 de setembro do presente ano, na sua 58ª edição de exposição, foi para atrair e buscar interesse de investidores para construir mais infraestruturas hidráulicas com fins multiuso, através da potencialidade hídrica por se explorar cerca de 99.6% dos 0.03% actualmente explorados, neste IP que pretende catapultar a economia da sua região através de seus leques de projectos de gestão de recursos hídricos como um polo de desenvolvimento de referência nacional.”
A chegada da ARA Norte IP, a FACIM, 2023 marcou como um momento despertador e triunfal para este IP e a quem lá esteve e visitou a sua magnifica e ensinadora exposição. A FACIM 2023, foi inaugurado pelo Filipe Jacinto Nyusi, PR de Moçambique, num ambiente em que os expositores e visitantes, sentiram uma atmosfera única, contagiante de alegria e confiança por marcar com algumas inovações de destaque apresentados pelos sectores convidados a participar desta feira. Tratou-se da presença de quase todos sectores económicos, incluindo associações, empresas públicas e privadas, nacionais e estrangeiras.
Para marcar com a sua presença, o Pavilhão do Sector de Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos (OPHRH), foi irreverente por apresentar uma nova abordagem de promoção com destaque ao Sector de recursos hídricos. Entretantos, foi nesta carruagem/comboio do Sector de Águas que esteve em peso na FACIM, a Administração Regional de Água do Norte, Instituto Público, ou ARA Norte, IP, como “Imperador de Reservas de Recursos Hídricos no País.” Esta ARA, espelhou uma exposição majestosa com potencialidade hídrica multiuso como produto que serviu aos seus visitantes ou investidores, quiçá interessados em construir infraestruturas hidráulicas resilientes para uso e exploração destes recursos em abundância, isto é, dependendo das quantidades hídricas necessárias por explorar. Além de se buscar oportunidades de investimentos em obras hidráulicas, outros objectivos da sua corrida triunfal a Maputo, foi de que a ARA Norte, IP esteve na FACIM, também, para promover a sua localização e situar o espaço geográfico de atuação, pois, aonde se encontram disponíveis esta propalada potencialidade hídrica de suas bacias hidrográficas que actualmente despõem cerca de 99,6% de reservas hídricas para investimentos multifuncionais. Outrossim, outro objectivo foi de atender bem o público em geral, como um caracter social ao dotar conhecimentos sólidos aos visitantes em matéria didáticas de gestão sustentável de recursos hídricos.
Na FACIM, 2023 a ARA Norte, IP esteve localizada adequadamente num stander personalizado, construindo uma combinação paisagística perfeita entre as ARAs, ou como um comboio com carruagem de Gestão de Águas que estiveram lado a lado, comtemplados, num gigante e esplêndido pavilhão com diferentes detalhes de áreas deslumbrantes do MOPHRH, seu Ministério. Sendo inegável, acredita-se que este IP entre outros sectores presentes no Pavilhão contribuiu para elevar ao mais alto nível a atenção dos visitantes. A título de exemplo, o stander personalizado da ARA Norte, IP, foi um destino de centenas de visitantes que saíram abalizados com apropriação de conhecimentos de causas referentes ao domínio do funcionamento da gestão de recursos hídricos na região deste embondeiro que reserva cerca de 441.8073 milhões m³ de recursos hídricos no país. Talvez agora se perceba que na gala de premiação, na categoria de melhor instituição pública expositora, na 58ª Edição da FACIM, 2023, o Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, classificou-se em 3° lugar. Inédito! Estão de parabéns à todos expositores do Sector particularmente aos Dirigentes, Ministro e a Vice Ministra com o premiu exaltado. Passaram pelo pavilhão do MOPHRH, onde esteve a ARA Norte, IP, várias figuras de renome nacional e internacional com destaque ao PR, Filipe Nyusi e Sua Comitiva, Governadores, Secretários de Estado, Parceiros de investimentos/Agentes económico, Académicos, Sociedade Civil, entre quase todas faixas etárias que se deslumbraram com a exposição deste imponente Ministério, dirigido pelo destacado Ministro Carlos Mesquita.
Em outra abordagem, referente a passagem do dia de MOPHRH na FACIM, pela ocasião ao brinde a prosperidade, o Ministro deste pelouro despois de fazer o trabalho de visita à todos stander do seu Sector, de seguida houve balanço feito pela comissão organizadora de preparação a FACIM, 2023, o qual esteve em frente o Chefe do Departamento Autónomo de Comunicação deste Ministério, Lino Quissico que apresentou o resumo desta vencedora organização. Carlos Mesquita, Ministro das OPHRH, que na altura esteve com a sua Vice-Ministra, Engenheira, Cecília Chamotota, mostraram-se muitos satisfeitos pelos passos da organização e o desenvolvimento deste Sector. O Ministro, Carlos Mesquita, falava na comemoração do evento do seu Sector a margem de 2 dias depois de participar de um trabalho na Província de Cabo Delgado, ligado a Inauguração do Sistema de Abastecimento de Água que já é mais um cumprimento de trabalho e realidade satisfatória em Moeda.
“Caros colegas, Caros expositores, tudo que vi na visita de todos sectores e ouvi da equipe organizadora, estão de parabéns e muito obrigado. Nas próximas ocasiões devemos organizar quanto mais cedo que deixarmos para o último dia. O último dia, só fica para reparo de pequenos detalhes. Esta é a oportunidade de expor e apresentarmos melhor os nossos serviços.” Orientou o ministro Carlos Mesquita, das OPHRH no balanço positivo da sua organização.
Porém, ainda para todos Sectores expositores tiveram desafios a cumprir. Por um lado, o Ministro, orientou para se trabalhar mais com a juventude de modo a buscarem mais esclarecimento do Sector. Por outro lado, o apelo foi de se buscar mais qualidade de obras resilientes como algo imperativo para o desenvolvimento da sociedade. Ao terminar, segundo o Ministro Mesquita disse “Trabalhando juntos e pensando de forma intensificada, podemos ir mais longe. Por isso, agradeço todo vosso apoio e a colaboração, também dos parceiros que desejaram todo este sucesso. Obrigado!” Discursou Carlos Mesquita, Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos de Moçambique.
MOMENTOS CADENTES DE PROMOÇÃO DO POTENCIAL HÍDRICO DA ARA NORTE, IP NA FACIM.
Todavia, com a continuidade da exposição da ARA Norte, IP com Sede na região norte em Nampula e dirigido pelo Director Geral, Carlitos Omar, teve elogios de todos os cantos dos visitantes, e talvez dos futuros investidores devido aos esclarecimentos técnicos obtidos no decurso da exposição que apresentou mega potencialidades hídricas de sua região. Quem ainda destacou os seus elogios além de vários visitantes, particularmente foi o próprio Ministro Carlos Mequita, Vice-Ministra, Cecília Chamotota, Director Nacional da Aguas, Engr° Messias e o Director Geral da Kenmare, Garrett que representa uma empresa de origem australiana que explora areias pesadas de Topuito em Nampula e por sinal grande parceiro/utente amigo da ARA Norte, IP.
Para promover este negócio de recursos hídricos que se considera ambicioso e sustentável para o desenvolvimento económico dos investidores e da região, a ideia parte da escolha dos detalhes do stander desde a decoração escolhida que trouxe um conforto e paisagem impactante aos visitantes. Inspirado pelos lemas concebidos pela ARA Norte, IP “Infraestruturas Hidráulicas: Rumo a Segurança Hídrica e Desenvolvimento Económico” e “Água é Multiuso, Quem dá Valor, Tem Licença.” Aliás,foi assim que se promoveu o seu manancial hídrico da região que inclui leques de projectos apontados para investimentos em barragens. Também, foi na exposição da ARA N, IP que se apresentou o visitado protótipo da Barragem de Mugeba, em 3D com fins multiuso. Foi uma obra de arte pura inspirada e inovada pela equipe técnica organizadora da ARA Norte, IP para expressar um autêntico polo de desenvolvimento sustentável social e económico da região. Nesta perspetiva, se espera de quaisquer interessados a desembolsar um investimento de cerca de USD 470 milhões, com capacidade de produzir 200 KW de energia, irrigar cerca de 100 mil hectares, abastecimento de água para o consumo de cerca de 1.500.000 habitantes sem contar com os Postos de trabalhos a serem criados com particular destaque para beneficiar a população local e mitigar cíclicos impactos negativos de cheias e inundações na bacia de Licungo. Entre vários projectos, foi ainda apresentado o projecto de Barragens de Locomué, alargamento da Albufeira de Nampula em Macuje, Quedas do Rio Lúrio que actualmente precisam de investidores para a sua materialização. Por enquanto são estes momentos em que se precisam mais infraestruturaras hidráulicas para materialização e impulsionar o crescimento da economia do país ou da região. Entre outros aspectos, são estes pacotes de negócios de investimentos que a ARA Norte, IP dispensou a atenção de centenas de visitantes na FACIM.
Com este capítulo aberto se acredita que a exposição da ARA Norte, IP na FACIM, 2023 exteriorizou o seu potencial hídrico para a sua concorrência no mercado actual de recursos hídricos. Contudo, foram centenas de interessados em eliminar suas curiosidades que buscaram informações fidedignas a partir deste produto exposto (recursos hídricos). Os visitantes, tiveram explicações simples, mas, penetrantes na compreensão! Tratou-se de uma acção promovidas pela equipe técnica expositora da ARA Norte, IP que esteve no terreno, sob liderança do seu Director Geral, Carlitos Omar.
Na perspectiva, de interesse das informações expostas na FACIM, os empresários brasileiros, Edmar Rofino e Luiz Bartorzek focados na agricultura comercial, viram a ARA Norte, IP como sua solução para a posterior buscar soluções de irrigação de culturas que pretende investir em solos da zona norte do país. Todavia, com o potencial hídrico existente nesta região se equaciona a possibilidade de se ter uma agricultura sustentável ou de rendimento. Segundo os interessados brasileiros, procuram envidar esforços documentais através das Autoridades moçambicanas e encontrarem terras aráveis para o cultivo de soja, milho, gergelim, feijão, trigo como uma replica de investimento destas culturas que no Brasil já é uma realidade de rendimento sustentável.
Já antes do regresso da FACAIM, 2023 os endereços eletrónicos da ARA Norte, IP, ganharam corpo com sinais relativos a manifestação de contactos de parceria. Tratou-se da carta de apresentação recebida da NuWater, uma empresa sedeada na Cidade de Cabo, na África do Sul, com uma operação recentemente registada em Moçambique, especializada em soluções Smart para tratamento e reaproveitamento de águas pluviais. Uma componente ligada a qualidade de agua que a ARA Norte, IP tem vindo a implementar. No entanto, na FACIM, o dirigente desta firma manifestou o seu interesse para se estabelecer uma relação com este, IP em matéria ligada a gestão de recursos hídricos. A NuWater, presta serviços através de uso de tecnologias de ponta. Aliás, para o Director-Gerente que esteve na exposição da ARA Norte, IP em contacto com a nossa fonte, manifestou a sua satisfação e interesse de pessoalmente vir a Nampula para proceder com a apresentação introdutória do projecto para dar uma orientação detalhada dos serviços e soluções da sua empresa. Segundo Walter Recardo, Director Gerente da Nuwater, afirmou que “Somos uma empresa de engenharia liderada por tecnologia e dimensionamos, construímos, financiamos, fornecemos, instalamos e oferecemos serviços de comissionamento e manutenção em estações de tratamento de água e reaproveitamento de águas residuais. Fornecemos estações com a capacidade de tratar água contaminada para o devido abastecimento de água potável e o processamento industrial ou drenagem, a partir de praticamente quasquer fonte de água.” Walter Recardo, Director Gerente da Nuwater falava na 58ª edição na FACIM, 2023 para na exposição da ARA Norte, IP.
Para além, de gestão de negócios de recursos hídricos fluírem normalmente na FACIM, para a ARA Norte, IP, também houve coincidência do acato das orientações deixado pelo Ministro de MOPHRH, Carlos Mesquita que orientou para se trabalhar mais com a juventude. Desta feita na FACAIM, houve presença de centenas de estudantes/Académicos na sua maioria jovens que tiveram explicações pontuais sobre a gestão de recursos hídricos na região sob jurisdição da ARA Norte, IP. Maria Ivânia Cosme, jovem finalista do Centro de Formação Profissional de Águas e Saneamento, (CFPAS) que aguardava estágio profissional foi exemplo disso ao se decepar logo de imediato suas dúvidas sobre o sector no meio de dezenas de estudantes/colegas curiosos que visitaram a exposição da ARA Norte, IP onde foram chefiados pelo Professor Ernesto Nhamposa. Na exposição a Jovem Maria Ivânia, curiosa questionou “Em que nível estão em termos de infraestruturas hidráulicas contruídas na zona sob jurisdição da ARA Norte, IP?”
Boa questão, fez ao técnico Edmilson Mahumane da ARA N, IP quando todos recebiam explicações sobre o funcionamento multiuso no protótipo em 3D da Barragem de Mugeba exposto por este IP. Aliás, só faltou pouca atenção porque a resposta já estava estampada no Vinil do Stander de quem questionou. Respondendo, naquilo que diz respeito a resposta foi demostrada e concluída que esta região carecia de construção de muitas infraestruturas hidráulicas, pois, das existentes só se consomem cerca de 0,03% de água anualmente. Ademais para abrir mais a mente teve um exemplo concreto que apontou os impactos das frequentes cheias e inundações da bacia de Licungo, Lúrio e outras que só se poderiam mitigar com investimentos de mais infraestruturas hidráulicas nestas bacias.
Importa referir que depois dos estudantes abrirem a mente na ARA Norte, IP esta estudante, Maria Ivânia, junto outros colegas designadamente Sebastião e Manhiça se tornaram vencedores de prémios promovidos pelo trio das ARAs deste país, através da palestra moderado por Leonel Bila da ARA Sul e Edmilson Mahumane da ARA Norte, IP como orador que procedeu a apresentação do tema das ARAs ligado à actual espelho da realidade de gestão de recursos hídricos no país e seus desafios, no dia de campeão. E por estar-se na zona Sul, a ARA Sul, IP não desperdiçou em trabalhar com jovens. Lisete Dias, Chefe do Departamento de Recursos Hídricos, anunciou uma surpresa em que todos presentes na palestra foram também vencedores pela presença, pois, todos tiveram brindes das ARAs. Finalmente a boa notícia de oportunidades de estágio profissional de 6 meses na ARA Sul, IP, chegou para os jovens Maria Ivânia, Sebastião e Manhiça como verdadeiros vencedores.
Quase no último dia, ainda de entre vários visitantes a exposição da ARA Norte, IP foi particularmente reconhecida pelo jovem hidrólogo, António Machava Jr. No inicio elogiou a qualidade da exposição. De seguida Machava Jr., confessou que para validação do seu trabalho de Mestrado fez a sua monografia com a colaboração da ARA Norte, IP partindo da Divisão de Gestão de Bacias Hidrográfica de Messalo com Sede em Pemba. No vinil o mesmo reconheceu a Bacia de Messalo, tendo dito que “Para validação do meu trabalho de Mestrado em hidrologia usei satélite para explorar o Rio Messalo em colaboração da ARA Norte, IP, consegui os dados necessários. Esta bacia tem um potencial enorme! Depois da validação do meu trabalho fui a ARA Norte, IP em Pemba e entreguei a cópia do meu trabalho nos vossos escritórios.”Agradeceu com sorrisos, António Machava Jr. na exposição da ARA Norte, IP, FACIM, 2023.
Por: Wild António Alfredo
COMUNICAÇÃO E IMAGEM
This Post Has 0 Comments