“A exposição da Administração Regional de Águas do Norte, IP, ou…
PROJECTO AQUAMOZ-SECARA, CHEGA A ARA-NORTE, IP PARA GESTÃO DE SECA NA REGIÃO.
Director da ARA Norte (Eng. Carlitos O.) reunido com o coordenador do projecto (Eng. Victor P.)
“No âmbito do projecto AQUAMOZ-SECARA, a Administração Regional de Águas do Norte, Instituto Público, ou seja, abreviadamente, ARA-Norte, IP, recebeu nos finais do mês de setembro até ao início de outubro, uma visita técnica e de coordenação espanhola para avançar com os trabalhos de reforço institucional face a melhoria com a gestão da seca ao nível da região sob jurisdição deste IP”.
AQUAMOZ-SECARA, é um projecto estabelecido entre o governo moçambicano e espanhol no quadro de parcerias de cooperação que têm vindo a se implementar entre ambos os países. Contudo, este projecto, é financiado pela Administração Galega de Água (Águas de Galícia) e pelo Departamento de Cooperação (Cooperación Galega) da Xunta de Galícia. Na ARA-Norte, IP, a porta de entrada do projecto AQUAMOZ-SECARA, marcou com o início de um encontro mantido à portas fechadas, no Gabinete do Director Geral, para o alinhamento do mesmo entre o Coordenador do projecto, Eng. Victor P. e o expoente máximo de Direcção da ARA-Norte, IP, Carlitos Omar.
Para além do encontro havido no Gabinete do Director Geral com o Coordenador deste projecto, Victor P., durante à visita de trabalho, os envidos da Espanha, mantiveram contactos de trabalhos com os técnicos e responsáveis do Departamento de Recursos Hídricos com objectivo de estabelecer e alinhar as bases pretendidas entre as partes. Foi nesta senda, que durante a interação técnica com os galegos em que o projecto AQUAMOZ-SECARA, deu à conhecer sobre a necessidade de se implementar nos portefólios de serviços da ARA-Norte, IP, a produção de um Boletim Mensal, cujas informações estarão relacionadas com o estado de evolução da seca, bem como as principais medidas de gestão ligadas à análise mensal da mesma.
Em outro desenvolvimento, segundo a nossa reportagem, Júlio Lucas, Chefe de Departamento de Recursos Hídricos, foi optimista e agradeceu com a aparição deste projecto galego na ARA-Norte, IP em face a gestão das duas épocas (chuvosa e seca) e classifica época seca como uma das mais perigosas por ser lenta e com riscos de surpreender negativamente. “De facto é um projecto interessante que iremos materializar com a AQUAMOZ-SECARA, isto é, espera-se quando terminar a época chuvosa, nós, como gestores de recurso hídricos será a nossa tarefa de monitorar a época seca ou de estiagem. Não se pode monitorar só a época chuvosa. A época seca é lenta, e se não monitorarmos ela também, é muito perigosa devido a sua lentidão e com as mudanças climáticas, a época seca pode nos surpreender com a falta de água.” Exortou Júlio Lucas, Chefe de Departamento Central Autónomo de Recursos Hídricos da ARA-Norte, IP.
Refira-se que estas acções, estão sendo desenvolvidas no âmbito do projecto AQUAMoz-SECARA, liderado desde a Espanha pela Administração de Água de Galícia (Águas de Galícia) e Engenheria Sem Fronteiras Galicia,o qual tem como objectivo o fortalecimento das Administrações Regionais das Águas para a melhoria da monitoria e a gestão de eventos de seca usando tecnologias e metodologias adaptadas à realidade moçambicana. Segundo os Galegos “A materialização deste projecto, as acções centrar-se-ão fundamentalmente em dois pilares de trabalho complementares, onde a primeira linha, irá monitorar a seca, através do desenvolvimento de metodologias de monitoria e análise da seca orientadas para à tomada de decisões deste IP. Enquanto para o segundo pilar, centrar-se-á para melhorar os procedimentos de gestão da seca através de desenho e implementação de procedimentos operativos vinculados à monitoria e gestão da seca”.
De um modo geral, nesta fase inicial com a ARA Norte, IP os esforços estão concentrados em avançar com o trabalho de monitoria deixando a componente processual para mais adiante. Importa vincar que, os trabalhos já realizados com ARA-Sul, IP nos últimos anos serão uma das principais referências no planeamento das acções a serem desenvolvidas para ARA-Norte, IP.
Chefe do DRH (Eng Julio L.) e os técnicos do DRH (Joao S. e Lenk V.) com o Eng. Manuel A. durante o trabalho de analise da seca.
This Post Has 0 Comments