skip to Main Content
aranorteip@aranorteip.gov.mz +258 86 201 7777 Webmail

 BARRAGEM DE NACALA, “A BELEZA DAS NOSSAS VISTAS”, CONTA COM UMA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DE PONTA.

“A Barragem de Nacala, literalmente conhecida como “A BELEZA DAS NOSSAS VISTAS”, esta cada vez mais moderna e atraente pela sua paisagem deslumbrante. Esta Barragem, para já, conta com a instalação de uma estação meteorológica automática que irá facilitar o seu monitoramento e gestão da Administração Regional de Águas do Norte, Instituto Públicos, ou seja, ARA Norte, IP, entidade competente de gestão de recursos hídricos existente na região norte do país, com particular destaque àquela majestosa infraestrutura hidráulica que actualmente foi implantada uma infraestrutura com tecnologia de ponta para gerir os dados hidroclimatológicos/meteorológicos que poderão produzir informações pertinentes para a gestão desta barragem  em tempo real.”

 

Trata-se de um pacote de gestão de recursos hídricos, inserido num projecto de continuidade para o melhoramento da rede hidroclimatológica, no âmbito de parceria entre ARA-Norte, IP e o Projecto do Corredor de Nacala para a Província de Nampula que foi levado a cabo desde os finais do pretérito ano 2022, nas bacias hidrográfica de Monapo, Lúrio e Mecuburi.  Um projecto que se encontra na fase final de instalação e funcionamento para a rede hidroclimatológica programada. Entretanto, para já, o projecto chegou até a Bacia de Sanhote, onde a Barragem de Nacala, é eterno residente, e conta com esta tecnologia de ponta para se proceder com a leitura automática durante o processo do seu monitoramento e gestão.

Com a instalação desta estação meteorológica como uma tecnologia automática, já acresce múltiplas vantagens técnicas a ARA-Norte, IP, quer para preferência do então uso de processo manual para a leitura dos piezómetros que a tempo existem na Barragem de Nacala para o controle da infraestrutura, no ponto de vista da pressão exercida pelas águas sobre a barragem. Aliás, para actual tecnologia instalada à jusante da albufeira, para além de se fazer a leitura dos dados de forma analógica se recorrendo o piezómetro, actualmente a ARA Norte, IP, conta com a gestão da sua Barragem, colhendo os dados de forma fácil e utilitária, isto é, em tempo real para sua gestão. Ademais, com este dispositivo a porta da Albufeira de Nacala, já se pode conhecer informações adicionais sobre a evaporação da água, precipitação acumulada e o sentido/direcção do vento entre outros do domínio técnicos. Pelo que, segundo informações avançadas pelo técnico responsável pela segurança e manutenção desta barragem se, se tratar da época chuvosa, com a instalação deste aparelho de ponta a Administração Regional de Água de Norte, IP, estará à altura de determinar e gerir facilmente no intervalo de “uma a uma hora”, ou seja, o volume de precipitação que ocorreu durante 24 horas, ou ainda, segundo as circunstâncias pretendidas pela equipe técnica da ARA Norte, IP.     

Contudo, importa salientar que, a estação em alusão, foi montada numa altura em que os eventos climáticos são reincidentes na região norte e com esta estação meteorológica automática, se considera uma das mais valias, para a produção e produtividade do trabalho naquilo que concerne com a capacidade de produção de informações céleres para utilidade técnica e pública ao nível da região ou central.   

Conforme, a entrevista feita pela nossa redação ao técnico responsável pela manutenção daquela infraestrutura hidráulica da ARA-Norte, IP, Bahane, adiantou que “Com esta construção da estação meteorológica de ponta, na Barragem de Nacala, irá sem dúvida garantir com o dinamismo do melhoramento da rede hidroclimatológica particularmente no monitoramento da Albufeira de Nacala. Portanto, vai ajudar com facilidade, a ARA Norte, IP, entidade competente para gestão da Barragem de Nacala, a aceder os dados ou informações técnicas, mesmo distante da Barragem e no tempo real. Pois, são informações pertinentes e relevantes que podem constar em Boletins de Barragem regional e nacional.”Avançou Aristides Bahane, Técnico responsável pela manutenção da Barragem de Nacala, na ARA Norte, IP.

Refira-se que, a instalação de novos e modernos equipamentos meteorológicos, coincide com o processo em preparação de expansão da rede de água para os Distritos de Nacala-à-Velha e Nacala Porto com o financiamento do Banco Mundial (BM) e inserido no projecto WASIS II.

Todavia, a Barragem de Nacala, para além de se destinar a abastecer água as cidades de Nacala-à-velha e Nacala Porto, também é conhecida literalmente como “A beleza das nossas mãos e vistas”, por ser obra com participação de actores moçambicanos e tida sem excepção como o comtemplar de uma imagem paisagística arquitetónica que delicia a vista de quem a vê. Pois, esta infraestrutura hidráulica imponente, (Barragem de Nacala) que para além de abastecer água as cidades de Nacala-à-Velha e Portuária de Nacala, ainda sem dúvida empacota memórias turísticas e nostálgicas as multidões de quem lá passam para chegar com o destino destas cidades. Construída, no tempo colonial, entre 1968 à 1975, no distrito de Nacala-à-Velha com capacidade de armazenar 4.2 milhões de metros cúbicos, mas, a longo da sua vida e com as necessidade humanas esta barragem sofreu alterações com a sua estrutura. Portanto, através da parceria do governo moçambicano e dos E.U.A., teve um investimento que engoliu, USD 36.408.773.30 para sua reconstrução e ampliação culminado com actual capacidade de armazenar em 6.6 milhões de metros cúbicos.      

Por: Wild António Alfredo

COMUNICAÇÃO E IMAGEM

This Post Has 2 Comments

  1. Boa tarde gostaria de saber quando será resolvido o problema de água que afecta a cidade de Nampula? Visto que a barragem possui um equipamento de ponta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *