“A exposição da Administração Regional de Águas do Norte, IP, ou…
Preparação da época chuvosa 2022-2023
DG, DA ARA-NORTE, IP, APELA AS COMUNIDADES DE BAIXO LICUNGO À SEGUIR, ORIENTAÇÕES DE PREVENÇÃO DAS CHEIAS E INUNDAÇÕES.
“Para evitar percas humanas e de bens, o Director Geral da ARA-Norte, IP, Carlitos Omar, trabalhou no dia 09 de novembro do corrente ano, junto do INGD, no distrito da Maganja da Costa, na Província da Zambézia, onde fez o apelo ás comunidades vulneráveis do baixo Licungo no geral e particularmente as comunidades de Nante em Mucolone, para a necessidade de acompanharem minuciosamente e acatarem as informações disseminadas pelos órgãos competentes, sobre as medidas tomadas para precaução das cheia e inundações na presente época chuvosa, 2022-2023.”
Tratou-se de uma missão conjunta entre a Administração Regional de Águas do Norte, Instituto Público, Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD), Governo Distrital e Autoridades locais da Maganja da Costa com objectivo único de sensibilizar as comunidades, de modo a seguirem com as orientações dadas por aqueles órgãos competentes numa alusão de mitigação de impacto dos desastres naturais, sobre tudo com a perda de vidas humanas e bens.
Importa referir que, na época chuvosa passada estas comunidades foram uma das mais afectadas em virtude da passagem da depressão tropical “Dumako e GOMBE” que deixou rastos negativos ao destruir infraestruturas socias e económicas com destaque perca de vidas humanas e bens, onde os diques de proteção de Nante, não foram excepção. Contudo, devido a falta de desembolso de fundos avultados, até a presente época chuvosa, os diques de Nante, ainda aguardavam para um breve espaço de tempo a sua reposição, quiçá seja obras de emergência para aliviar a vida de cerca de mil e quinhentas pessoas. Aliás, estes diques, já possuem relatórios técnicos de levantamentos feitos por parte da ARA-Norte, IP, entidades que gere estas infraestruturas hidráulicas, através de um trabalho conjunto entre representação da DNGRH e o Governo Distrital, onde foi auferido os danos catastróficos causados.
Por isso, para minimizar com os impactos, nefastos provocadas pelas águas das chuvas, da presente época chuvosa, ouve esta missão para transmitir as comunidades de Mugoloma sobre a previsão sazonal da época chuvosa em vigor e as medidas a serem tomadas para evitar estes impactos considerados nocivos provocadas por cheias e inundações.
Na Zambézia, a informação partilhada por Director Geral, da ARA-Norte, IP, foi de sensibilização e apelo para a colaboração das comunidades envolvidas como principais afectadas. Nestes termos, para evitar com a percas de vidas humanas e bens, o Dirigente da ARA-Norte, IP, Carlitos Omar, quanto a reposição dos diques e melhoria dos sistemas de aviso prévio em Nante referiu que os esforços estavam sendo feito por parte de vários actores do tecido governamental. Conforme, o DG deste IP, deixou ficar uma mensagem principal para as comunidades e a mesma, caindo na responsabilidade dos Líderes Comunitários e aos Membros do Comité de Gestão de Bacia como Autoridades locais em activo.
“Caros compatriotas, Irmãos quando chegar o momento e disserem para se retirarem nos locais de ricos, vamos mobilizar a nossa comunidade para sair desses locais, para locais seguros. Evitem percas de vidas humanas e bens. Esta, é a principal mensagem que nós trazíamos e voltaremos à trabalhar juntos. Sobre os diques de Nante, estamos a trabalhar para conseguirmos algum investimento para brevemente controlarmos a situação”. Disse o DG, da ARA-Norte, IP, Carlitos Omar, na Zambézia.
Em outro desenvolvimento, o Director Geral da ARA-Norte, IP, defendeu perante a comunidade que para além da reposição dos diques de Nante, golpeados pelas enxurradas passadas, existem mais soluções para se estancar com as cíclicas cheias que têm vindo a ocorrer em Nante. Dando um dos exemplos práticos para o fim dos calvários das cíclicas cheias e inundações, Carlitos Omar, avançou que seria necessário com a construção da Barragem de Mugeba cuja ordem do valor de investimento para sua construção esta em démarche. “Estamos a trabalhar para conseguirmos algum investimento para construímos a barragem de Mugeba, pois, a barragem de Mugeba será a solução desta questão de cheias aqui em Nante, ou no baixo Licungo em geral. Portanto, tendo, a Barragem de Mugeba, nós, como ARA-Norte, IP, poderemos conseguir controlar a água, através das comportas.” Defendeu, Carlitos Omar, DG da ARA-Norte, IP.
Por:
WILD ANTÓNIO ALFREDO
Comunicação e Imagem ARA-Norte, IP
Durante os trabalhos de sensiblizacao a pupulacao de Baixo Licungo para precaução da época chuvosa 2022-2023
This Post Has 0 Comments