“A exposição da Administração Regional de Águas do Norte, IP, ou…
MODERNIZAÇÃO DA REDE HIDROCLIMATOLOGICA
“No quadro de melhoramento da rede hidroclimatologica, decorreu de 13 de outubro à 8 de novembro, na Província de Nampula, trabalhos de construção, montagem e modernização e de estações telemétricas e hidrométricas na sua fase inicial.”
Tratou-se de uma parceria promovida pelo governo moçambicano, através do Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos (MOPH), que culminou com atamento de uma parceria no âmbito de gestão de recursos hídricos, entre a ARA-Norte, IP e o Projecto do Corredor de Nacala. Com esta parceria, as acções de construção de infraestruturas, já estão em estado mais avançadas de sua implementação, abrangendo as bacias hidrográficas de Monapo, Lúrio e Mecuburi.
Primeira fase de trabalho/construção das infraestruturas
Segundo a Técnica de hidrometria da ARA-Norte, IP, Domingas Cossata que esteve no terreno, deu à conhecer a nossa fonte que avançaram com os trabalhos no âmbito de construção das infraestruturas, onde decorreram sem sobressaltos. Sendo que, a cada local, ou bacia hidrográfica identificada para construção, junto a empreitada contratada para os devidos efeitos. Contundo, quanto a metodologia de trabalho, baseou-se em duas linhas basilares. A primeira linha a equipe técnica esteve envolvida no processo de construção das estações telemétricas com início na construção dos torres e a posterior complementadas pela construção de casotas para afixação dos aparelhos de tecnologia de ponta 4G. A segunda linha foram realizados os trabalhos que se cingiram com a construção das estações manuais nos rios.
Segunda fase de trabalho/instalação dos aparelhos
Já para a segunda fase de trabalho deste projecto, onde envolveu uma breve entrevista com o eng. João Sitói, Técnico da ARA-Norte, IP, entidade gestora destas infraestruturas de recurso hídricos, este, deu a sua avaliação positiva. No entanto, segundo Sitói, disse a nossa redação que nesta fase os trabalhos decorreram no âmbito de instalação dos equipamentos telemétricos da quarta geração “Uniloglom 4G,” um equipamento central mais evoluído que a escala hidrométrica manual, apesar de manual possuir as suas vantagens. Portanto, como vantagem a Uniloglom 4G, é um aparelho moderno e multifuncional que permitirá aos técnicos da ARA-Norte, IP, fazer a gestão de recursos hídricos obtendo, a leitura e armazenamento dos níveis de água dos rios assim como, também, determina os níveis de precipitações atmosférica da região.
Refira-se que, dos trabalhos realizados sobre instalação de Estações telemétricas foram activadas, Estação 130 ou E-130 em Nacarroa, Estacão Pluviométrica 282 ou P-282 em Monapo e E-195 em Malema e P-201 em Ribaué.
Por seu turno, segundo Júlio Lucas, Chefe de Departamento de Recursos Hidricos afirmou que, com a materialização deste projecto do Corredor de Nacala, no futuro haveram ganhos de benefícios multiuso. Aliás, as barragens de Nacala e Nampula também, irão se beneficiar de estações telemétricas activas para fim multiuso, para o caso de alerta de precipitações, ou seja, mais a fim de emitir dados para avaliação da evaporação de água ou o seu enchimento. “Espera-se com esta parceria com o corredor de Nacala e montagem destes equipamentos modernos, permitam a ARA-Norte, IP a fazer coleta de dados particularmente ao longo do corredor de Nacala fazer a sua análise. E com estes dados provenientes da análise num futuro também, espera-se identificação de potencias locais para construção de mini-hídrica.” Avançou o Chefe, de Departamento de Recursos Hidricos Júlio Lucas.
Por:
WILD ANTÓNIO ALFREDO
Comunicação e Imagem
TRABALHO DE CONSTRUÇÃO E MONTAGEM DE ESTAÇÕES TELEMÉTRICAS E HIDROMÉTRICAS.
This Post Has 0 Comments