“Teve lugar em Dar-Es-Salaam, 31.07.2024, a esperada materialização manifesta pelos 3…
59ª EDIÇÃO DA FACIM, 2024 ARA NORTE, IP APRESENTA UMA EXPOSIÇÃO “TOP DE GAMA” DE GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
“A exposição da Administração Regional de Águas do Norte, IP, ou simplesmente ARA Norte, IP, promovida de 26 de Agosto à 01 de Setembro de 2024, no recinto da FACIM, Província de Maputo em Ricatla, Distrito de Marracuene, voltou com mais brilho, tendo recolocado este Instituto Público de gestão de recursos hídricos como um dos maior centro das atenções de vários visitantes e potencias parceiros atraídos com interesses de buscar conhecimentos profundos e, ou para investir no Sector de Água ao nível da sua região. De entres outras, eis, uma das razões que o pavilhão do Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos (MOPHRH), ficou em segundo lugar no ranking dos melhores expositores da 59ª Edição da FACIM, um evento tradicional anualmente.”
Como foi visto, a FACIM, 2024, foi de mais melhoria, entretanto movimentou centenas de expositores, vindos de vários cantos do país e do mundo. Assim sendo, milhares de visitantes e potencias parceiros se fizeram presente em Ricatla, Distrito de Marracuene, local onde decorreu esta grande Feira Internacional de Maputo.
A exposição da ARA Norte, IP, foi uma das “Top de Gama” que abriu espaço para todos interessados preencher os requisitos com busca de conhecimentos sólidos antes vagos na matéria de gestão dos recursos hídricos, quer na qualidade de visitante ou investidor/Utente de água bruta. Foi uma experiência de exposição espetacular que pretendeu alinhar os Utentes de água bruta, através de promoção de serviços prestados por esta Autoridade do MOPHRH ARA Norte, IP. O MOPHRH, ficou em segundo lugar no ranking dos ministérios de melhores expositores na 59ª Edição da FACIM. Contudo, para ARA Norte, IP, esta foi uma das melhores experiências/forma de exposição que estabeleceu uma percepção para o interesse de parceria que se encaixou para o quadrou do cumprimento da Lei de Água, vigente no país.
A ARA Norte, IP rumou a FACIM, 2024, inspirado consigo um lema da sua autoria “Com Água de Qualidade, Garantimos o Desenvolvimento” como uma forma didática de saber vender aquilo que melhor sabe fazer com a Gigantescas quantidades de recursos hídricos que anualmente, têm tido nas suas bacias hidrográficas.E porque o desenvolvimento, é sempre compensado para os que sempre se esforçam a inovar e a empreender quer com Pequenas, Médias ou Grandes infraestruturas hidráulicas como industrias de armazenamento de água, este IP, entendeu que na regra geral devia-se priorizar a garantia de água com qualidade para fins múltiplos ou diversificados como fonte do crescimento sustentável da economia na sua região. Quiçá, eis a razão de a ARA Norte, IP, fazer uma conciliação perfeita para este Sector de água com o lema no geral! Importa vincar que, para o presente ano, 2024 o lema no geral que chegou até a FACIM, inspirado pelo Ministério da Industria e Comércio, através da APIEX, foi “Industrialização, Inovação e Diversidade da Economia.” Porém, para a inauguração da 59ª Edição da FACIM, 2024, o momento mais alto foi testemunhado logo no primeiro dia com abertura Oficial do mesmo evento pelo PR de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi que por sinal seria a sua última aparição como Pai da nacção, no âmbito da sessação do seu mandato.
Diante do percurso de várias exposições, na FACIM, 2024 o PR, Filipe Jacinto Nyusi, não se fez de desapercebido, entretantos Nyusi, na qualidade de PR, passou pelo corredor do Stand da ARA Norte, IP, onde mostrou-se satisfeito pela forma didática em que os produtos/serviços ligados a recursos hídricos foram expostos como espelho das realizações crescentes na contribuição da economia durante o seu quinquénio a findar. E quem mais se mostrou satisfeito pela organização da exposição foi o próprio Ministro do MOPHRH, Carlos Mesquita entre outros altos quadros do governo.
De um modo geral, para a ARA Norte, IP, avançou com uma exibição “Top de Gama”referente as grandes contribuições feitas através deste IP, com a sua potencialidade hídricas existe ao nível da sua região. Uma região que localizada entre a zona centro, na bacia de Licungo, até a bacia de Rovuma, fazendo fronteira com a vizinha Tanzânia na zona norte.
Entre tanto, as informações avançadas para alguns visitantes da exposição da ARA Norte, IP, na FACAIM, 2024, também, apontaram que em todas suas bacias hidrográficas de jurisdição, apenas anualmente se retém, ou seja, se explora uma quantidade muitíssimo ínfima de metros cúbicos de água. Dos 441.923 Milhões de metros cúbicos de água produzidos pelas bacias hidrográficas anualmente, só cerca de 116.2 Milhões de metros cúbicos, ou 0,03% de água são explorados. Isto quer dizer que cerca de 99,97%, cai no desperdício por conta de falta de investimento. Por isso, constituiu um dos objectivos de ARA Norte, IP, trazer esta abordagem na FACIM para os potencias investidores tomarem conhecimento de entre várias oportunidades de negócios de investimento na gestão de recursos hídricos. Outrossim, o outro objectivo foi de divulgar o leque de principais incidências de actividades desenvolvidas, ou, em curso durante a passagem deste quinquénio.
Sobre o conhecimento da existência de grande potencialidade hídrica ao nível da região deste IP, têm testemunhas de parcerias com grandes organizações, mas, em número que devido a demanda de investimento nas suas bacias ainda se considera demasiado ínfimo. Por isso, a exposição da ARA Norte, IP, convidou à todos interessados para investir em infraestruturas hidráulicas multiusos para diversificação do desenvolvimento económico.
No entanto, com a ARA Norte, IP, durante o quinquénio a findar, este IP têm estado a trabalhar em estreita relação com alguns parceiros, gerindo recursos hídricos de forma sustentável como a cooperação Holandeses, através do Programa Blue Deal, com vertente ao apoio institucional, KOIKA-Agência da Coreia de Sul para o Investimento, onde as acções estratégicas foram delineadas com vista a mitigar desastres naturais recorrentes na problemática Bacia de Licungo, na província da Zambézia, pretendendo assim montar sistemas de aviso prévio das cheias. Enquanto, para os parceiros do Banco Mundial, (BM) as actividades apontam para a melhoria de vidas das infraestruturas públicas hidráulicas destruídas pelos eventos extremos (reabilitação/construção) e em busca de novas soluções resilientes nas bacias afetadas. Também, existe parceria entre BM e a ARA Norte, IP, onde os trabalhos preliminares decorrem para construção da Barragem de Macujé como fonte alternativa para abastecimento de água a cidade de Nampula que dela carece, entre outros potencias locais ao nível da região norte por se colmatar estas crises de falta de infraestruturas hidráulicas resilientes.
Na FACIM, 2024 o ambiente foi marcado com presença de várias instituições expositoras e o MOPHRH da ARA Norte, IP não foi excepção. No pavilhão deste ministério esteve preparado de forma mais acolhedora possível. Contudo, recebeu milhares de visitantes e acolheu muitas sessões de palestras feitas pelas instituições ligadas ao ministério. A titulo de exemplo, com objectivo de educar a sociedade em busca da qualidade de água, a ARA Norte, IP que levou consigo uma maquete em formato 3D na sua exposição, falou sobre ela trazendo uma abordagem didática sobre ocorrência da contaminação dos aquíferos na sequência de proliferação urbana dos furos de água. Aliás, esta ARA, falou sobre a necessidade do monitoramento da perfuração, captação das águas subterrâneas sem seguimento das normas vigentes e os seus efeitos maléficos.
Com esta temática apresentada quem saiu mais a ganhar foram os estudantes do Centro de Formação Profissional de Água (CFPA), convidados para participar nos ciclos de palestras decorrentes do lado do MOPHRH. Todavia, os estuantes, sentiram-se satisfeitos e impressionados com os esclarecimentos das suas dúvidas sobre gestão de recursos hídricos. Pois, ouviram da ARA Norte, IP uma palestra que focou sobre a possibilidade de se pensar da existência de água em quantidade e com qualidade para mudança do paradigma. Também, este IP, enfatizou da existência de incompatibilidade das distâncias para se fazer furo de água estando contra perto dos esgotos/fossas avançando como principais instrumentos que facilitam a contaminação de água subterrânea. Ao todo, só será possível combater-se estas anomalias aproximando a ARA Norte, IP para a necessidade de análise da qualidade de água ou em outras instâncias competentes.
PR, Filipe Jacinto Nyusi, mostrando-se satisfeito durante a sua visita ao Pavilhão de MOPHRH
Refira-se que a equipe da ARA Norte, IP, esteve na FACAIM representado com o expoente máximo deste Instituto Público de Gestão de Recursos Hídricos, Director Geral, Carlitos Omar que segundo o balanço feito pelo si, a participação na FACIM, 2024 foi positiva com o facto do seu pavilhão alcançar o segundo lugar na tabela classificativa dos Ministérios/Função Pública.
Por: Wild António Alfredo
COMUNICAÇÃO E IMAGEM
This Post Has 0 Comments