“A exposição da Administração Regional de Águas do Norte, IP, ou…
LANÇADA CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO DOS UTENTES DE ÁGUA BRUTA “PELA ÁGUA SEGURA E SAUDÁVEL”
“A ARA Norte, IP, procedeu com êxito,no dia 20 de Março de 2024, o lançamento da campanha de sensibilização dos Utentes de água bruta, superficial e subterrânea,“Pela Água Segura e Saudável,” na vulga capital do Norte, em Nampula, perante dezenas de convidados participantes.”
O lançamento da campanha “Pela Água Segura e Saudável” da ARA Norte, IP, foi um sucesso pela perfeita combinação, de esta ser promovida na semana mundial de água que se assinala a 22 de março em toda planeta terra. A campanha, tinha como objectivo de sensibilizar os utentes de água bruta para o cumprimento das suas obrigações pelo uso e exploração de recursos hídricos ao nível da região da ARA Norte, IP.
O acto do lançamento desta campanha decorreu numa das maiores unidades hoteleira da cidade de Nampula, onde contou com a presença massiva da imprensa nacional e local, quadros da ARA Norte, IP, com destaque do Director Geral (DG) Carlitos Omar, Agentes económicos/Utentes de água bruta superficial e subterrânea que representam Sectores multifuncional, assim como empresas de furo de água ou perfuração.
O inicio do lançamento da campanha “Pela Água Segura e Saudável”, marcou com o ecoar contagiante da Banda musical, Pétalas Amarelas. Foi o nascer de uma pura sensibilização, vindas de uma banda nortenha que por coincidência se inspira com mensagens eufóricas, referentes a um futuro sustentável de recursos hídricos.
Por outro turno, o DG, Carlitos Omar, Dirigente deste IP de gestão de recursos hídricos, começou por agradecer aos presentes e depois declarou aberta a campanha de sensibilização de utentes de água bruta. Ainda no encontro, o DG, detalhou sobre a capital importância da campanha no seio do desenvolvimento da sociedade frisando a água como um recurso em escassez para se preservar. Segundo, o DG da ARA Norte, IP para mostrar até que nível se vive com problemas de água no mundo, quiçá no país ou na sua região enalteceu apelando a todos que “Muito obrigado por se fazerem presente neste encontro muito importantes para nós. Como diz a gíria popular com presença das mudanças climáticas a água pode ser o motivo de confrontos ou da terceira guerra mundial! Mas, o que se pretende com esta campanha, é de facto fazermos uma sensibilização utilitária, visto que, na região há muita procura de água bruta por parte dos Utentes. Nós, como ARA Norte, IP, entidade competente de gestão de recursos hídricos, queremos dar o nosso apoio técnico para evitarmos crises. Hoje, com o fim da época chuvosa apelamos o uso racional da água.” Apelou Carlitos Omar, DG da ARA Norte, IP, durante a abertura da campanha.
Para além da ARA Norte, IP, pretender dar o seu apoio técnico durante a campanha, o DG ainda disse sobre os quatro pilares principais assentes para a divulgação desta campanha no terreno.
“Com esta campanha de sensibilização dos utentes de água bruta, o nosso objectivo esta focado em quatro pilares principais: primeiro pilar, aumentar a visibilidade dos nossos serviços de gestão de recursos hídricos aos demais utentes; Segundo pilar, identificar e consciencializar novos utentes de água bruta para se licenciar e termos o seu cadastro no sistema; Terceiro pilar atualizar as licenças inspiradas ou volumes de água e fazer cobranças; e Por fim o quarto pilar, pretendemos em gesto de agradecimento entregar certificados de mérito aos Utentes de água bruta que têm cumprido com as obrigações plasmadas na Lei de água 16/91. Estamos cientes aos que não receberam certificados que na próxima receberam.” Afirmou Carlitos Omar, Dirigente de gestão de recursos hídricos desde a província da Zambézia, Nampula, Niassa e Cabo Delgado, onde se pretende levar a cabo esta campanha.
Ao terminar o DG, da ARA Norte, IP se prontificou pessoalmente em honrar as empresas que por mérito tiveram direito a certificado por si assinado, ate foto de família.
Por: Wild António Alfredo
COMUNICAÇÃO E IMAGEM
This Post Has 0 Comments