“A exposição da Administração Regional de Águas do Norte, IP, ou…
EMPOSSADOS MAIS, CHEFES DA ARA-NORTE, IP E DIRECTOR GERAL, EXORTA COESÃO E PROACTIVIDADE NO TRABALHO.
“Decorreu, na cidade de Nampula, 23 de setembro do corrente ano a segunda cerimónia referente à tomada de posse dos Chefes de Departamento e Repartições Central da Administração Regional de Águas do Norte, IP. E o Director Geral (DG), Carlitos Omar, que presidiu o encontro na altura, exortou aos empossados para o aprimoramento da ética e deontologia profissional com destaque a união, dinamismo e respeito pela coisa pública no trabalho como algo para o alcance dos objectivos deste IP para o desenvolvimento da região.”
Tratou-se da subida de Felizardo Félix Malala, ao cargo de Chefe de Departamento Central de Obras Hidráulicas e Manutenção, Amélia Rafael António, ao cargo de Chefe de Repartição Central de Recursos Humanos, Sónia Emília Felisberto Jemula para cargo de Secretária Executiva do nível Central, Vasconcelos Rafael Lenque, para Cargo de Chefe de Repartição Central de Hidrologia e ambiente e Wild António Alfredo ao cargo de Chefe de Repartição Central de Comunicação e Imagem da ARA-Norte, IP. Também, estiveram como convidados neste evento,os membros do conselho de Direccao da Sedeempossados no ano passado no âmbito do início de restruturação das ARAs baseada na Lei de Água, Decreto nº 26/91 de 3 de Agosto onde o qual sofreu alteração para o Decreto nº. 73/2020 de 20 de Agosto.
Refira-se que o testemunhar deste acto solene, marcou o seu início depois da chegada do Director Geral, Carlitos Omar, da ARA-Norte, IP. De seguida, Alfane Roda, Técnico de Recursos Humanos, com autorização do DG começou com a leitura da acta de posse em voz alta, numa alusão sob um olhar de espectativa fervoroso de emoção de quem iria tomar a posse. Por este contexto, após, a confirmação de tomada de posse, foi notória a alegria de confiança na face de todos presentes, e porque se tratou de mais uma etapa de restruturação deste IP. Para a exposição de elogio oral deste momento solene, foi indicado um dos pilares deste IP, Vasconcelos Lenque para tecer algumas considerações sobre o momento e em nome dos que tomaram posse. Aliás, falar de Lenque, neste IP, é falar de um especialista, hidrólogo, Matemático e biblioteca viva, onde reside a história depositada desde décadas de gestão de recursos hídricos na região. Contudo, Vasconcelos Lenque não evitou com a sua satisfação como os outros agradeceu pela confiança dada pelo DG, Carlitos Omar e com o facto de ser pioneiro prometeu dar mais gás. “Todos nós estamos em júbilo, devido a nova abordagem das ARAs, acreditamos ser os primeiros investidos e iremos fazer mais para dar melhor exemplo as outras gerações. Também, prometemos nos dedicar com fidelidade e aperfeiçoar cada vez mais o trabalho para melhorar a cada dia. Obrigado pela confiança Senhor Director Geral! Estaremos despostos com ímpeto e vontade de poder servi-lo para desenvolvimento desta instituição.”
Para os Chefes presente convidados, para tecer considerações a respeito desta segunda fase de tomada de posse, foi a Jurista Dulce Mara da Costa Ali, Chefe do Gabinete de Assuntos Jurídicos que começou por elogiar para os empossados como um momento único de confiança para responder com os desafios de trabalho.
“Quase o colega Lenque já disse tudo, mas, apenas para reforçar que este é um momento único de confiança para responder com os desafios do sector de água. Não é fácil! Mas, apenas devemos cumprir com as nossas atribuições. Peço a união de todos para o alcance do nosso objectivo como um objectivo comum, e muito obrigada.” Assimenalteceu, Dulce Mara da Costa Ali, Chefe de Assuntos Jurídicos.
Por seu turno, o DG, Carlitos Omar, fez o apelo aos empossados para o aprimoramento da ética e deontologia profissional com destaque a coesão, proactividade e respeito pela coisa pública no trabalho como algo para o alcance dos objectivos deste IP para o seu desenvolvimento.
“Obrigado a todos. Estamos, decisivamente, a marchar com firmeza para concluirmos o processo de operacionalização do Estatuto organigo da ARA Norte, IP. Estavamos a fazer um juramento e para os colegas empossados, não irei desejar parabéns mas sim, um bom trabalho! Peco que haja reflexão porque apenas foram escolhidos a vocês de entre outros colegas!? Somos um Instituto Público com Autonomia, Administrativa, Patrimonial e Financeira, mas para o crescimento deste IP, depende de nós. Devemos pegar o volante deste barco para bons destinos. Sei que estamos juntos neste desafio e que serão a minha retaguarda en todos os momentos.Além, dos Chefes de Departamentos que coordenam os trabalhos, os Chefes das Repartições Central, têm tido um papel muito importante para o andamento dos trabalhos desta Instituição. Devem saber orientar a outros colega, pois, saibam que estão no nível central que é a Sede. É preciso sermos coesos e proactivos, pensando como vamos desenvolver a nossa instituição .” Exortou o DG, da ARA-Norte, IP, Carlitos Omar. Ainda em outra abordagem o DG, relativamente, no quadro de boa governação, Carlitos Omar se mostrou aos empossados ser contra a má prática de ética e deontologia profissional na Instituição. Nestes termos, o DG ao encerrar com as cerimónias de tomada de posse apelou à todos presentes que “A Repartição de Recursos Humanos é como um elo mais forte de uma Instituição, deve ser comunicativa e nada de arrogância. É uma grande responsabilidade para os empossados. Somos chefes de manhã, atarde e anoite. Por isso, devemos ser exemplares no trabalho e para a sociedade. Devemos evitar entrar em actos de corrupção, por isso confio em vocês, e muito Obrigado.” Disse Carlitos Omar, Director Geral da ARA-Norte, IP no fecho da sessão de tomada de posse.
Acto igual teve lugar no dia 30 de Setembro de 2022 na divisão de gestão da bacia de Messalo e Montepuez, nesta divisão tomaram posse os Srs Joao da Piedade Macombe e Constancio Luis Simbe, para os Departamentos de Gestão de Recursos Hidricos e Repartição de obras hidráulicas respectivamente.
Por: Wild António Alfredo
This Post Has 0 Comments