SITUAÇÃO HIDROLÓGICA REGIONAL, CHUVAS BRINDAM COM ENCHIMENTO ÁS BARRAGENS DE NAMPULA, METUCUE E NACALA
“A Administração Regional de Águas do Norte (ARA-Norte, IP) deu a conhecer quase no final da primeira quinzena do mês de Janeiro, do ano em curso que desde o inicio da presente época chuvosa, 2025/2026 pelo menos três das seis Albufeiras correspondentes à área sob sua jurisdição, atingiram à 100 por cento do seu nível de enchimento”.

Sobre a situação hidrológica regional prevalecente, a ARA-Norte, IP informou que há registos de ocorrência de riscos nas bacias hidrográficas oque tem resultado com cortes de algumas vias de acesso. Contudo, este, IP de gestão de água ainda alerta para a possibilidade de aumento dos níveis hidrométricos nas próximas horas, com risco de inundações, nas zonas baixas das bacias dos rios Licungo, Mocubela, Monapo, Meluli, Mogincual, Megaruma e Montepuez, abrangendo áreas das províncias de Nampula, Cabo Delgado e Zambézia. Para a população evite travessias em cursos de água, aproximação em áreas de inundadas e desrespeito a alertas de segurança.
Trata-se das barragens de Mitucue, na província do Niassa, de Nacala e Nampula, ambas localizadas na província de Nampula que foram brindados pela passagem da época chuvosa num período compreendido entre dezembro a janeiro.
Sobre a situação hidrológica regional prevalecente, Carlitos Omar, Director Geral da ARA-Norte, IP, disse que a barragem de Locomue, igualmente situada na província do Niassa, continua a merecer atenção especial, apesar de registar melhorias, apresentando actualmente um nível de enchimento de 41 por cento da sua capacidade total. Diante desta situação, a instituição renova o apelo à população para o uso racional da água, sobretudo aos residentes da cidade de Lichinga, abastecida pela barragem de Locomue. Como é notório a construção da nova barragem, com um grande projcto hídrico que visa o desenvolvimento sustentável e o bem-estar das famílias na região.
Importa sublinhar que através do boletim hidrológico diário as barragens de Chipembe, na província de Cabo Delgado, e de Mugica em Nampula, apresentam níveis de enchimento de 62 e 63 por cento, respectivamente.
No boletim hidrológico diário divulgado nas últimas 24, do dia 6, a ARA-Norte, IP indica que, foi observada uma redução dos níveis hidrométricos em algumas bacias da região. Contudo, nas bacias dos rios Licungo, em Mocuba; Ligonha, em Moma; Meluli, em Namaíta; Lúrio, em Mutuáli; e Rovuma, em Mussoma, registou-se uma ligeira subida dos níveis.
Entretanto, a ARA-Norte, IP alerta para a possibilidade de aumento dos níveis hidrométricos nas próximas horas, com risco de inundações nas zonas baixas das bacias dos rios Licungo, Mocubela, Monapo, Meluli, Mogincual, Megaruma e Montepuez, abrangendo áreas das províncias de Nampula, Cabo Delgado e Zambézia.
A instituição adverte igualmente que a transitabilidade se encontra condicionada em várias zonas das províncias de Nampula, Zambézia e Cabo Delgado.
A ARA-Norte, IP reforça os apelos à observância rigorosa das medidas de precaução, nomeadamente: evitar a travessia de cursos de água, a circulação em áreas propensas a cheias e erosão, bem como o acompanhamento regular das informações meteorológicas e hidrológicas divulgadas pelas autoridades competentes.
“A Água é Escassa, Cuide e Preserve”
Comunicação e Imagem – ARA-Norte, IP

This Post Has 0 Comments