skip to Main Content
aranorteip@aranorteip.gov.mz +258 86 201 7777 Webmail

BLUE DEAL E ARA-NORTE, IP, AFINAM ÚLTIMOS DETALHES DO PLANO ESTRATÉGICO COM DEBATE, REFLEXÃO E ESPERANÇA

“A ARA-Norte, IP, participou na recta final do processo de afinamento dos últimos detalhes do seu Plano Estratégico Operacional, em desenho por Blue Deal, e enquadrado na componente 1 deste programa. Tratou-se de um encontro que decorreu entre os dias 13 e 14 de novembro de 2025 que juntou em Nampula, Quadros da Região e Especialistas do Programa, Blue Deal, Promotores do Workshop.”

A sessão, descrita por muitos como “decisiva”, reforçou a importância/valor da gestão sustentável dos recursos hídricos num contexto em que desafios e oportunidades se entrecruzam.

Este foi mais um encontro para consolidar caminhos depois de uma análise SWOT/FOFA, exaustiva realizada em 2024 que serviu de instrumento que permitiu identificar forças, oportunidades, fraquezas e ameaças a serem afinados para melhoria. Aliás, o encontro de novembro, assumiu uma função quase cirúrgica: recolher os últimos subsídios prioritários para produção do draft final do Plano Estratégico Operacional da ARA-Norte, IP, a ser partilhado ainda neste ano, cujo documento final se aguarda até fevereiro de 2026.

Neste encontro, reuniram-se mais de duas dezenas de participantes, com destaque do Director-Geral (DG) da ARA-Norte, IP, Especialistas holandeses responsáveis desta componente, Representantes do Blue Deal Moçambique , Directores das quatro (04) Divisões de Gestão de Bacias Hidrográficas, Chefes de Departamentos, Gabinetes, Repartições e alguns Técnicos convidados.

Tratou-se de uma audiência plural que, como se pode apurar e sublinhar que este Workshop, trouxe “o conhecimento de quem está no terreno gerindo recursos hídricos na ARA-Norte, IP” para o centro da discussão.

O evento marcou com discursos que abriram horizontes! Logo, na sessão inaugural o Director-Geral da ARA-Norte IP, Carlitos Omar, apelou para a necessidade do envolvimento e à entrega total dos seus quadros, pois que, são os quadros da ARA Norte, IP que sabem onde hoje estamos e para onde queremos chegar.   Este seria um discurso que marcou com um início de uma profunda reflexão aliada ao compromisso da responsabilidade de cada participante.

Daí que, ficou presente a ideia de que “Um Plano Estratégico se constrói após analise profunda da missão, visão e valores da instituição, realizando uma analise SWOT, estabelecendo metas, objectivos claros e mensuráveis que no fim se possa elaborar um plano de acção com iniciativas e prazos.” Um plano estratégico comparável a uma Bacia hidrográfica, um rio que nasce e cresce de pequenas contribuições de água das chuvas que caiem juntas e movem-se à uma quantidade maior e juntas são mais fortes.

Do lado do Blue Deal, a equipe chegou a Nampula com o Oficial do Programa em Moçambique, Édipo Miroles. Com o início do workshop, Eng Lucas , especialista e responsável da componte 1 no Programa Blue deal , reforçou o tom motivador da partida ao afirmar com declarações incisivas de quem dizia.

“Viemos para dar continuidade ao trabalho iniciado em junho do ano passado. Queremos sair daqui com mais input para concluirmos o plano estratégico, segundo as trilhas prioritárias. Este Workshop, representa um momento de se refletir e discutir partilha de ideias, através dos grupos sobre o que fazer e como fazer com as nossas prioridades.” A retórica de Lucas combinou firmeza e inspiração, destacando a necessidade de decisões práticas ancoradas na realidade local.

Foram dois (02) dias de intenso debate e o Workshop destacou-se pela sua natureza interativa. Neste evento, Grupos de trabalho analisaram problemas, discutiram prioridades e partilharam propostas. Pois, a dinâmica foi descrita por participantes como “produtiva e desafiadora” ao permitir se filtrar ideias essenciais para o documento final.

Em outra abordagem, Henriete Bremer, integrante da equipe de especialistas da Blue Deal, enalteceu o comprometimento demonstrado pelos técnicos moçambicanos da ARA-Norte, IP. Já na recta final dos trabalhos, Bremer, afirmou sem esconder o seu entusiasmo.

“Foram dois (02) dias intensos e repletos de interação. Estão todos de parabéns. Até, nos dias 02 de dezembro Lucas, irá partilhar o Draft do Plano Estratégico da ARA-Norte, IP para comentários, até 31 de janeiro de 2026. A versão final será apresentada para lá aos dias 15 de fevereiro.” Afirmou Henriete Bremer, especialista em Documentação, enviada pelo Blue Deal em face a elaboração e finalização do Plano Estratégico da ARA-Norte, IP. Com esta afirmação, as palavras da Heriete Breme, funcionaram para os presentes como um selo de confiança no percurso que ainda resta cumprir.

Neste encerramento, com promessa e esperança do futuro promissor, o Director-Geral, Carlitos Omar, discursou no final com agradecimentos extensivos à equipa do Blue Deal e aos técnicos da ARA-Norte IP. Sublinhou, num tom reflexivo, que embora dois dias parecer pouco tempo, se fosse para escrever muita coisa seria escrita.

“O que se apresentou e se discutiu nestes 02 dias parece pouco, mas, foi muita coisa que nós, vimos e se fosse para escrever encheria muitas páginas.” O DG da ARA-Norte, IP, reforçou ainda que aquele Plano Estratégico representava “um sonho por realizar” e que a sua instituição está ansiosa e comprometida com os prazos estabelecidos para comentários. Aproveitou a ocasião para apelar aos presentes a necessidade de comentar.

De um modo geral, a implementação deste plano poderá mudar o sonho desta ARA ao ver a materialização dos seus prognósticos como um marco de desenvolvimento no Sector de gestão hídrica a se destacar desde a Bacia de Namacura, na zona Centro, até ao Norte de Moçambique, área sob jurisdição da ARA-Norte, IP.

O encontro de Nampula, reafirmou o valor das parcerias internacionais e da colaboração institucional. Contudo, o apelo de entrega total evocado no discurso inaugural pelo DG, da ARA-Norte, IP, Carlitos Omar, acabou soando mais por marcar o espírito do Workshop, uma corrente de ideias que fluíram e somadas, pretendem reforçar a resiliência hídrica e o desenvolvimento sustentável da região.

Ao todo, a expectativa agora projecta-se para fevereiro de 2026, quando o Plano Estratégico Final, ver a luz do dia como resultado de inicio de uma nova etapa ou processo participativo, técnico e profundamente estratégico para o trabalho de Gestão de Recursos Hídricos na ARA-Norte, IP.

Por: [Wild António Alfredo]

COMUNICAÇÃO E IMAGEM, ARA-NORTE, IP

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *