“A Estrutura poderá garantir abastecimento de água para Nampula e Rapale.…

DIRECTORA REGIONAL DO BM, VISITA OBRAS DE EXPANSÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA A CIDADE DE NACALA PORTO, À VELHA E AS BENEFICIAÇÕES DA BARRAGEM DE NACALA.
“A Directora Regional do Banco Mundial para Agricultura, Água, Meio Ambiente e Inclusão Social na Região Oriental e Austral da África, Anna chegou a Província de Nampula ,para uma visita a vários projectos financiados pelo Banco Mundial em diferentes Sectores, esta visita incluiu trabalho as Obras de expansão para Abastecimento de Água a cidade Portuária de Nacala e Nacala-a- Velha, em setembro do corrente ano. A Dirigente do BM, escalou a Barragem de Nacala, onde viu as beneficiações que esta infraestrutura hidráulica teve, no âmbito do Projecto WASIS II. Um projecto de raiz que visa fortalecer a capacidade para o abastecimento de água a cidade de Nacala Porto e a velha.”

Juntos com quadros do Banco Mundial, Anna, a Directora deste Banco foi recebida com muita satisfação na Barragem de Nacala pelo Director Geral (DG) da ARA Norte, IP, Gestor de Recursos Hídricos, Carlitos Omar que esteve numa missão conjunta com o Director Geral do FIPAG em Moçambique, Utente com Autorização de Uso, aproveitamento e e Abastecimento desta água, Sérgio Cavadias.
Os Directores Gerais, fizeram-se presente com quadros técnicos de ambas as instituições, assim como a equipe da Empreitada JWHC que estiveram presentes e responderam aos detalhes as questões colocadas pela missão do Banco Mundial.
A visita naquela paisagística e majestosa obra hidráulica de armazenamento de água “Barragem de Nacala” conhecida como cartão de visita para quem entra ou regressa de Nacala, teve como pano do fundo no âmbito de implementação do Projecto WASIS II, financiado pelos parceiros do Banco Mundial e a Embaixada de Países Baixos. Em Nacala, a Dirigente deste órgão financeiro de projectos para mitigação dos impactos sociais e económico para África, baseado para disponibilidade de água aos necessitados, Wellenstein, pretendia se inteirar sobre o andamento das obras naquela parcela do país.


Na Barragem de Nacala, os resultados foram visíveis, após a recepção calorosa da Dirigente do Banco Mundial. A ARA Norte, IP como Dono da Obra da Barragem de Nacala, através do seu DG, Carlitos Omar e sua equipe técnica detalhou no que foi implementado para fortalecer a capacidade da estrutura desta Barragem, tida como a principal fonte para abastecimento de água a cidade Portuária de Nacala que até então se encontrava com défice de abastecimento água.
Importa referir que, a Barragem de Nacala foi inaugurada em 2013 pelo então PR Armando Guebuza que na altura o actual PR, Daniel Chapo foi o Administrador do Distrito de Nacala-a-Velha onde se localiza esta valiosa obra arquitetónica hidráulica. Aliás, acredita-se que o Presidente Chapo conheça boa parte da historia deste empreendimento que veio de um fruto de Parceria entre o Governo de Moçambicano e Americano, através do Projecto Millennium Challenge Account (MCA).
Segundo a ARA Norte, IP, Gestor de Recursos Hídricos nesta região, o FIPAG desde a inauguração desta Barragem, há 13 anos, esta Instituição Pública de Abastecimento de Água, não têm captado na sua capacidade máxima para fazer face com actual demanda da população e agentes económicos de Nacala Porto, quiçá à Velha.


A Albufeira de Nacala, foi concebida para encaixar cerca de 6 Milhões de metros cúbicos. Dos 25 Mil metros cúbicos diários que seriam concebidos apenas são captados pelo FIPAG 7 Mil metros cúbicos. Eis, a razão do crescimento acentuado da falta de água na cidade Portuária de Nacala e a Velha. Mas, para os devidos efeitos, o Banco Mundial e a Embaixada dos Países Baixos acordaram com o FIPAG dando esperança ao povo Nacalense um pacote de financiamento com cerca de 1.148.958.183, 00 MZ para minimizar com os impactos da crise deágua nesta cidade portuária, cujo a oportunidades desenvolvimento se vê ao olho nu. Sendo que, Nacala Porto e a Velha , precisa de mais água para catapultar mais o desenvolvimento social e económico.
Portanto, a visita da Directora do Banco Mundial, sobre aquela infraestrutura de armazenamento de água, indo as respostas da génese desta visita antes, porém a ARA Norte, IP se mostrou muito satisfeito com as intervenções de pequenas obras que ocorreram sobre o corpo da Albufeira de Nacala. Segundo o DG, deste Instituto Público de Gestão de Água, Carlitos Omar, numa das suas intervenções de reconhecimento agradeceu ao Banco Mundial.


“As intervenções feitas sobre Barragem de Nacala, a viatura e barco oferecidos pelo projecto Wasis 2, parecem pouca coisa, mas, que elas constituem um grande ganho para a ARA Norte, IP. Gostaríamos que tivéssemos mais apoio do Banco Mundial quando necessário. E muito obrigado.” Carlitos Omar, DG da ARA Norte, IP, falava aquando da sua intervenção na casa das maquinas e perante a Directora Anna Wellenstein, na Barragem de Nacala a “A Beleza das Nossas Vistas”.
Contudo,no terreno, sobre estas intervenções ficou-se a saber que a Barragem de Nacala estava equipada com piezómetro elétricos de construção que chegaram a avariar e neste processo de manutenção/intervenção ao corpo da barragem de Nacala se beneficiou de novo tipo aberto, num total de 13 piezómetros, permitindo assim se fazer a leitura dos dados da pressão que a água exerce sobre aquela infraestrutura imponente. Também, foi através do projecto WASIS II que esta Barragem se beneficiou da reparação das válvulas na casa das máquinas, iluminação instalada ao longo do corpo da Barragem de Nacala quer no dique de margem esquerda ou da directa respetivamente, construção de uma casota para seguranças, arrame de vedação na vista frontal da barragem, equipamento de fiscalização (uma viatura e um barco). Refira-se que algumas das intervenções no projecto inicial não existiam. Houve, manutenção dos drenos e fornecimento de equipamentos apropriados para leitura dos volumes de água, manutenção dos taludes, manutenção da crua, entre outros detalhes intervindos.


Depois da Barragem de Nacala, a equipe do Banco Mundial e a parte presente desta visita seguiu para o local onde a Empreitada chinesa JWHC se encontrava a construir as obras do FIPAG. Trata-se da Estacão de Tratamento de Água, Estação de Bombagem e Torre de elevação de água que se encontra a erguer na cidade Portuária de Nacala. Nestes locais, foi possível ver in loco a grandeza e o nível de execução das actividades destas infraestruturas de raiz do FIPAG que antes não existiam. Com estes contactos físico e visual a missão do Banco Mundial e os presentes conseguiram aferir sobre o nível de execução deste ganancioso projecto de abastecimento água a cidade de Nacala Porto e a Velha.
De um modo geral, a visita dê trabalho levado a cabo pelo BM que esteve encabeçada pela presença da Directora Regional para África o contacto directo com as actividades implementadas no terreno em termos de execução das obras conseguiu-se fazer levar desta missão, informações tangíveis e relevantes de se escrever com gosto sobre oque pode acontecer de positivo e aliviante num futuro breve para a cidade Portuária de Nacala que tem a sua luz verde a vista.

Por: Wild António Alfredo
COMUNICAÇÃO E IMAGEM
This Post Has 0 Comments