skip to Main Content
aranorteip@aranorteip.gov.mz +258 86 201 7777 Webmail

ARA NORTE, IP RELANÇA COMITÉ DE GESTÃO DAS BACIAS DE MONTEPUEZ E MESSALO EM WORKSHOP MARCANTE

“A cidade de Montepuez, na segunda Semana de Setembro de 2025, foi palco de um encontro histórico para a Gestão Sustentável da Água na Províncias Cabo Delgado, Região Norte de Moçambique. Foi Relançada o Comité de Gestão das BACIAS DE Montepuez e Messalo em Workshop Marcante Promovido pela ARA Norte, IP. O relançamento deste Workshop reuniu cerca de meia centena de Stakholders de diferentes Sectores de actividades desde do governo, Mineração, ONG’s, Autoridades Locais e a Sociedade Cívil, vindos de diferentes distritos daquela Província.”

O evento foi dirigido pelo Diretor Geral (DG) da ARA Norte, IP, Carlitos Omar, que declarou aberta a sessão destacando a importância da cooperação multissetorial.

“A gestão de Recursos Hídricos no país é feita de forma descentralizada seguindo a mesma gestão com a lei. Por isso, eis a razão de cá estarmos para reativar os Grupos de Comitê de Gestão de Bacias, segundo a composição entre os diferentes níveis de Stakholders (Governo, Mineração, ONG e Outros). Doravante, as guerras não serão apenas pelo petróleo, também, poderão ser pela falta de Água. Pois, não vamos para longe, num passado recente vimos os vizinhos Malawi e Tanzânia em conflitos da partilha de água na Bacia de Rovuma. Também, temos o exemplo da Etiópia e Eritreia sobre a partilha do Rio Nilo. Contudo, há necessidade de aqueles que utilizam água para trabalhamos juntos. O Comité de Bacias Hidrográficas funciona como um órgão consultivo. E hoje vamos ver como este órgão vai funcionar através da nossa proposta. Declaro sessão aberta.”  Alertou Carlitos Omar, Director Geral da ARA Norte, IP aquando a abertura do relançamento do workshop referente ao Comité de Gestão de Bacias Hidrográficas em Montepuez.

Entre os participantes, esteve a IUCN, parceira fundamental na viabilização do encontro, após anos em que esta actividade esteve paralisada por insuficiência de fundos.

Segundo o DG da ARA Norte, IP reiterou que a gestão de recursos hídricos no país é feita de forma descentralizada. É preciso unir esforços para reativar os grupos de comité de bacia, porque as guerras do futuro também podem ser pela água.

Neste encontro foram apresentados temas centrais e discutidos no mesmo Workshop. Dos temas apresentados a ARA Norte, IP, pretendiam apelar sobre o engajamento das comunidades que se encontram entre as Bacias hidrográficas para a necessidade do cumprimento da lei de água que visa proteger e promover os diretos e dever como objectivos das competências da ARA Norte, IP para sua região através de gestão sustentável de recursos hídricos, onde uma das suas actividades é de promover  politica de gestão no abastecimento de água a população, onde a mesma deve valorizar o cumprimento da lei como utente, começando com a união de todas as partes envolvidas.

Neste encontro, abordou-se discutiu-se questões cadentes como do uso sustentável da água: exploração de recursos superficiais e subterrâneos segundo a lei, impactos da mineração ilegal: casos de poluição de rios e medidas de combate adotadas.

Infraestruturas hídricas: destaque para a Barragem de Chipembe, cuja reabilitação é vista como urgente para reforçar o abastecimento de água quer para a cidade de Montepuez, Balama e ou até a cidade de Pemba. Participação comunitária onde cada membro do Comité de Bacia presente foi considerado porta-voz das suas comunidades para promover boas práticas de gestão da água.

No final do Workshop, em nossa entrevista a Vereadora de Água e Saneamento do Município de Balama, Adadine, mostrou a sua satisfação reforçando a relevância da organização do encontro pela ARA Norte, IP.

 “Estou muito satisfeita pela organização do evento da reunião de gestão de bacias hidrográficas. Espero mais este tipo de encontro para trazer mais soluções de segurança e conforto como construção de barragens ou outras fontes alternativas de abastecimento o de água ao nível da Província.  Os Munícipes da vila de Balama tem se mostrado muito preocupadas com a situação da crise de água no Município onde sou Vereadora da área de Água e Saneamento.” Afirmou Adadine Vereadora de Água e Saneamento da Vila de Balama.

Já, o Secretário Permanente de Quissanga, Joaquim Muandinga, destacou a importância da inclusão, esperando estar sempre envolvidos em todas as atividades para acompanhar de perto a gestão dos recursos hídricos.

“Esperamos deste evento muita coisa boa e cada actividade que a ARA Norte, IP tiver nos envolva para nós, como Membros do Comité de Gestão de Bacia, podermos saber e acompanhar oque esta acontecer em termos de gestão de recursos hídricos.” Muandinga Secretário Permanente do Distrito de Quissanga, falava no final do encontro do Workshop referente a Comité de Gestão Bacias de Montepuez e Messalo.

O evento encerrou com a intervenção do Diretor Geral, Carlitos Omar, que enalteceu a participação activa dos convidados e assegurou a continuidade dos trabalhos do Comité de gestão de bacias Hidrográfica de Montepuez e Messalo.

“Agradeço as vossas belas e motivadas contribuições e honestamente falando fiquei surpreso com as questões cadentes apresentadas, isto mostra que queremos melhorar. A cada dia que nos reunimos, nós como a ARA Norte, IP, teremos novas missões de melhorar a nossa forma de atuação, mas com a equipe a ser definida nas eleições que irá compor os Membros do Comité de Bacia Hidrográfica que fazemos parte. Vamos manter as nossas contribuições. Vamos partilhar a proposta do regulamento interno apresentado pela ARA Norte, IP e espero melhores comentários. Queremos ver se teremos mais uma reunião mesmo que seja para o ano hidrológico para discutirmos como vamos fazer com a época chuvosa. Muito obrigado, declaro sessão encerrada.” Carlitos Omar, DG da ARA Norte, IP, falava no encerramento da workshop do Comité de Gestão Bacias de Montepuez e Messalo.

Em outra abordagem ainda o Dirigente da ARA Norte, IP enalteceu que as contribuições do Stakholders mostram a vontade de partilha de conhecimentos e melhoraria do   Sector de Água. Pelo que se tirou de lição foi de que o futuro da água naquela região dependia mais da união de esforços dos presentes para os ademais utentes de água bruta.

Este Workshop marca um novo capítulo na cooperação regional para garantir o uso sustentável da água, recurso vital para o desenvolvimento social e económicos sem descurar da salvaguarda da vida como prioridade.

Durante o Workshop, destacou-se a necessidade urgente de fortalecer a cooperação entre todos os usuários de água, com foco no combate à poluição dos rios, causada em parte pela mineração ilegal, e na criação de soluções para a crise de abastecimento que afeta várias comunidades da Província de cabo Delgado.

Por: Wild António Alfredo

COMUNICAÇÃO E IMAGEM

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *