“A cidade de Nampula foi, ate a ultima semana de Novembro…
O ACTUAL RITMO DAS OBRAS DA BARRAGEM DE LOCOMUÈ, FORTALECE ESPERANÇA NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA PARA LICHINGA

Numa visita de monitoria, logo no início do mês de Dezembro de 2025, o Director Geral da ARA-Norte, IP, Carlitos Omar, as obras da nova barragem de Locomuè, na cidade de Lichinga, disse que estão a avançar num ritmo aceitável, com mais de 48% de execução física, a conjuntura actual reforça a confiança de que esta será uma infra-estrutura para garantir água segura às famílias da região e minimizar a vulnerabilidade hídrica que assola há vários anos à Província de Niassa.
Omar disse que os trabalhos ganharam um ritmo avançado, espelhando o compromisso com o bem-estar e com infraestruturas prioritárias inscritas no PQG 2025–2029, que prevê o reforço da resiliência hídrica e o aumento da cobertura de abastecimento de água na região.



O Diretor Geral da ARA-Norte, IP, reunido com o Empreiteiro e Fiscal da Obra, apelou a observância dos planos de actividades, para que os trabalhos no terreno, observe-se um crescimento contínuo do corpo da barragem, com camadas de aterro sucessivas já colocadas e compactadas, para outra fase estrutural da futura albufeira.
“É notório a conclusão e instalação de componentes internos de drenagem, importantes para garantir a segurança e estabilidade da infraestrutura. Estes progressos abrem caminho para a próxima etapa, que inclui a construção das estruturas de captação e controlo da água.” Referiu Carlitos Omar, durante a visita das Obras de construção da Barragem de Locomuè.



Ainda neste encontro, o Gestor Regional dos Recursos Hídricos da ARA-Norte, IP, sublinhou que depois da conclusão da Barragem de Locomuè, permitirá duplicar a capacidade de abastecimento de água à cidade de Lichinga, beneficiando mais de 80 mil habitantes e garantindo um fornecimento mais estável e previsível, sobretudo nos períodos de menor precipitação.
A população de Lichinga, acompanha com expectativa o avanço das obras, vista como um investimento transformador que irá melhorar de forma significativa a qualidade de vida e a segurança hídrica da região.
De referir que há um plano constante de visita e monitoria e avaliação as obras em Construção da nova Barragem.
Contudo, a visita a Locomuè, contou com presença do Director da Divisão de Gestão de Bacia de Lúrio, Director da JJR Moçambique junto dos seus Técnicos, o Fiscal da Obra da Empresa Técnica, Chefe do Departamento de Obras Hidráulicas assim e outros Técnicos da ARA-Norte, IP.


Por: Redação ARA-Norte, IP
COMUNICAÇÃO E IMAGEM

This Post Has 0 Comments