skip to Main Content
aranorteip@aranorteip.gov.mz +258 86 201 7777 Webmail

EPOCA CHUVOSA 2025-2026, ARA-NORTE, IP, APRESENTA PLANO DE INUNDAÇÕES E OCUPAÇÃO DA TERRA, NO COMITÉ DE BACIA DE LICUNGO.

“O Distrito da Maganja da Costa, na penúltima Semana de Outubro de 2025, foi palco de um encontro na apresentação da experiência da Holanda demostrada pelo Parceiro de Cooperação do Programa Blue Deal e da ARA-Centro, IP, sobre a gestão de cheias para possíveis soluções inerente a presente época chuvosa 2025-2026, face a prevenção das comunidades propensas a cheias e inundações na bacia de Licungo, com destaque no baixo Nante e Lugela.”

A Bacia Hidrográfica de Licungo, desde que nasceu e ramificou-se dos rebentos do Montes Namúli no distrito de Gurué, província da Zambézia encontra-se a circular e esbanjar o charme das suas águas nos distritos de Mocuba, Mocubela, Lugela, Namacura e Maganja da Costa. Mas, nas ultimas épocas chuvosas o rio Licungo, tem sido problemático, devido as alterações climáticas!

Para esta época chuvosa 2025-2026, a ARA-Norte, IP, esteve reunido na Maganja da Costa, com os parceiros de cooperação Blue Deal e ARA-Centro, IP, Stakholders de diferentes sectores de actividades, onde contou com a presença de representação de alguns governos Distritais, Autoridades Locais, assim como a Sociedade Civil, ONG’s, vindos de diferentes distritos da Província da Zambézia, que fazem parte da Bacia Hidrográfica de Licungo.

Na Maganja da Costa, uma das zonas propensas a cheias e inundações foi reactivado o Comité de Gestão da Bacia de Licungo, em Workshop marcante, promovido pela ARA-Norte, IP, onde foram apresentados os seguintes temas: Experiências da Holanda na gestão de cheias (Blue Deal), Planeamento do uso de terra (DPTA), Apresentação de Mapas de Inundação da Bacia do Licungo, Criação do Comité de gestação do Dique de Nante (ARA-Norte, IP), com objectivo de se encontrar soluções conjuntas entre os membros afectados pela bacia.

Contudo, para fazer face com a presente época chuvosa, o Director Geral da ARA Norte, IP, Carlitos Omar, perante os convidados, destacou a importância de se discutir de forma aprofundada, nos temas apresentados sobre a relevância dos mapas de inundação da Bacia do Licungo, destacando o uso e ocupação da terra, de modo que se encontre consensos plausíveis para gestão sustentável e integrada de recurso Hídricos na Bacia de Licungo.

Queremos aproveitar esta reunião discutirmos com a comunidade que estão na sala e ainda apresentarmos um estudo que fizemos com a parceria da Blue Deal sobre os mapas de inundação. Fizemos este estudo no ano passado e esta é uma oportunidade de apresentarmos o mapa e discutirmos em conjunto com os parceiros”. Carlitos Omar, fala na Maganja da Costa durante a reunião de Comité de Gestão de Bacia de Licungo.

Em outra ocasião, Pedro Catangala, Chefe do Posto Administrativo do Baixo Nante, defendeu a com a solução de urgência de activação do Comité de Desastre locais. “Primeiro é activação dos nossos comités locais de gestão de desastre e de seguida existem algumas visitas como autoridades locais que fazemos para sabermos como foi no passado e como será no futuro”.

No final deste encontro, os participantes saíram satisfeito com a partilha de vários temas que geraram conhecimento sobre a reunião de comité de gestão de Bacia de Licungo. Porém quem, mais saiu satisfeito foi a ARA-Norte, IP, que também buscou experiencia de países baixos, através do Programa da Blue Deal e ARA-Centro, IP. O Director Geral, Carlitos Omar, mostrou-se agradecido pelas contribuições e abertura dos intervenientes.

Comunicação e Imagem

ARA-Norte, IP

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *