skip to Main Content
aranorteip@aranorteip.gov.mz +258 86 201 7777 Webmail

SECRETÁRIO DO ESTADO DE CABO DELGADO VISITA INSTALAÇÕES DA ARA NORTE, IP NA 3ª MAIOR BAÍA DO MUNDO

“O Secretário de Estado da Província de Cabo Delgado realizou, na segunda semana de setembro de 2025, na Cidade de Pemba, uma visita Oficial às novas e antigas instalações da Administração Regional de Águas do Norte, IP (ARA Norte, IP), localizadas na cidade de Pemba, considerada a terceira maior Baía do mundo.”

Na sua chegada, o governante foi recebido pelo Director daquela Divisão de Gestão de Bacias Hidrográficas de Montepuez e Messalo (DGBM), Micas Bule, acompanhado por quadros Seniores da instituição. A Delegação integrou ainda membros do Executivo Provincial, incluindo o Director dos Serviços Provinciais de Infraestruturas, representantes do Fundo de Fomento de Habitação, AQUA, FIPAG, entre outros responsáveis estatais.

A vista do Secretario de Estado da Província de Cabo Delgado, Fernando Bemane de Sousa, marcou o seu inicio nas novas instalações que até então ainda não havia sido inaugurado, muito menos ocupado devido ao apetrechamento de novos móveis que em breve se aguarda receber.

No entanto, durante a visita, o Secretário de Estado da terceira maior Baía do mundo, pôde constatar as condições modernas que as novas instalações ofereciam. As instalações deste Instituto Público de Gestão de Recursos Hídricos, são consideradas de raiz, projectadas para albergar mais funcionários, oferecendo maior comodidade e eficiência na gestão de recursos hídricos. O Diretor Micas Bule, apresentou os principais aspectos arquitetónicos e funcionais da infraestrutura, destacando a sua relevância para o reforço da capacidade institucional da ARA Norte, IP.

Impressionado com a qualidade da obra, o Dirigente Provincial recomendou, no entanto, a implementação de medidas ambientais complementares, nomeadamente o plantio de árvores ao redor destas instalações top de gama para reforçar a sustentabilidade ecológica e melhorar a integração paisagística da Sede daquela Divisão.

Depois da visita as novas instalações da ARA Norte, IP a agenda da visita ainda se estendeu para às antigas instalações da instituição. Estando ainda a funcionar e foi de lá, onde o Secretário de Estado, Fernando de Sousa, conheceu de perto os espaços que continuam em funcionamento. Nos encontros com os técnicos, o dirigente recebeu explicações detalhadas sobre os mecanismos de gestão hídrica em vigor, incluindo monitorização de caudais, qualidade da água, fiscalização e desafios de segurança hídrica que a província enfrenta.

Foram igualmente apresentados os esforços em curso para reforçar a rede hidroclimatológica da região, com projetos previstos para construção de diques de proteção, barragens e represas, essenciais sobretudo no contexto das cheias sazonais. Contudo, O Director Bule sublinhou que a execução destas iniciativas dependia necessariamente da mobilização de fundos adicionais, realçando o apoio de parceiros internacionais como a IUCN, o Banco Mundial e a iniciativa do Programa Blue Deal tem sido de espectativas relevantes.

Na vista, o Secretário de Estado de cabo Delgado, destacou a dedicação da equipa Técnica da ARA Norte, IP, maioritariamente composta por jovens quadros, incentivando a sua retenção e capacitação contínua. Reconheceu, entretanto, as limitações do processo de contratação pública, reforçando a importância de parcerias e de mecanismos alternativos de inserção de mais profissionais com contractos visados.

No final da visita, o governante deixou palavras de incentivo e reconhecimento para a ARA Norte, IP.

“Estou muito satisfeito por ver jovens comprometidos com esta missão tão importante para o futuro da nossa Província. Sei que o vosso trabalho é muito complexo, mas, é fundamental para o controlo e valorização dos nossos rios. Continuem com esta responsabilidade, pois, é assim que vamos construindo um Estado cada vez mais firme e sustentável.”

A visita terminou com a reafirmação do compromisso entre a ARA Norte, IP e o Governo Provincial em continuar a procurar parceiros estratégicos para projectos de desenvolvimento com recursos hídrico e garantir uma gestão cada vez mais eficaz e sustentável dos recursos naturais/ambientais daquela província nortenha.

Por: Wild António Alfredo

COMUNICAÇÃO E IMAGEM

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *