O Coração ferido da natureza se encontra entre montanhas que se…

FENA, 2025 QUEBRA PARADIGMA E JUNTA EXPOSOITORES COM PARTES INTERRESADAS

“De 11 a 13 de Julho de 2025, a cidade de Nampula acolheu a VIª Edição da Feira Económica de Nampula-FENA. Milhares de Instituições Expositores e Visitantes fizeram parte desta FENA que contou com a presença de Instituições Governamentais, Agentes Económicos do Sector Privado e Stakholders. Entre vários Sectores que venderam produtos e serviços, também, esteve em alta a ARA Norte, IP que promoveu a sua potencialidade hídrica ao nível desta Província e região com destaque a projectos de Desenvolvimentos Social e Económico, a partir de infraestruturas hidráulicas/barragens para múltiplos fins. A FENA, foi inaugurada pelo SE da Província de Nampula, Plácido Narino Pereira que esteve acompanhado pelo Governador da mesma Província, Eduardo Salimo Abdala.”

A Feira Económica de Nampula, abreviadamente designada por FENA, é uma iniciativa promovida pelo Executivo Provincial de Nampula. E desta vez calhou com o inicio de mandato do “Tio Salimo”, nome carinhoso dado ao Governador de Nampula que decidiu instalar esta feira no espaço público/aberto popularmente conhecido por Mavuco. Local que sempre acolheu e entreteve cidadãos de Nampula na passagem do dia da sua cidade, conhecido como centro de comercialização de diversa gastronomia.
Talvez por isso, no seu discurso inaugurar o Governador de Nampula, o Tio Salimo afirmou que “Wampula Ophia” que literalmente significa em língua local emacua “Em Nampula já chegamos.” De seguida, o dirigente acresceu dizendo que “Nós em Nampula, não falamos muito. Só fazemos!”
Como resultados imediatos, Tio Salimo, deixou uma mensagem optimista aos convidados e expositores presentes na sala de conferências ao se referir que aguardava de a Feira Económica de Nampula, gerar mais dinheiro e oportunidades com o turismo entre outros locais que acolheram os que vieram de vários pontos para aquela cidade. De um modo geral, desejou aos expositores e investidores para que, tirassem mais proveitos com oportunidades de negócios a vista.


Neste local, o Chefe do Executivo Provincial para além de convidar os expositores, também, convidou o Presidente desta Autarquia, Luís Giquirá que agradeceu e abraçou a iniciativa do Governo Provincial pelo facto de proporcionar aquele ambiente acolhedor de negócios e oportunidades. Giquira, convidou ainda aos visitantes para conhecerem mais lugares históricos de gastronomia e lazer da cidade Nampula como a catedral entre outros pontos. Outra figura pública de carisma de negócio nacional convidado para o evento foi o Presidente da CTA, Álvaro Matsingue que no seu discurso, defendeu a FENA como um local vitalício que não só fosse para exposição de serviços/produtos, mas, como um autêntico palco de busca de oportunidades de todos desafios. Matsingue, considerou a Província de Nampula como um dos motores de oportunidades de desenvolvimento e crescimento económico, sublinhando ser mais uma valia pela existência da linha feria como um Corredor Desenvolvimento. Destacou outrossim que a agricultura diversa tem movimentado cerca de USD 250 milhões, sendo que acredita nesta Província da capacidade de se tornar um celeiro de Moçambique e para exportação.

Enquanto, para o SE de Camara do Comércio, António Crispo no seu discurso inicialmente repetiu as palavras do Tio Salimo “Wampula Ophia” ou “Em Nampula já Chegamos.” Crispo que se mostrou satisfeito com o ambiente de negócio encontrado na FENA disse que era difícil de falar depois de ver o Tio Salimo que em menos de 6 meses do seu mandato trouxe muita coisa diferente como esta iniciativa popular no Mavuco para alavancar o negócio e comércio na Província de Nampula. Segundo o SE da Camara de Comércio pediu ao Governador desta Província para o ano de 2026 que passasse para 5 dias de FENA, não 3 dias estabelecidos.
Importa referir que sem dúvida, desta vez a FENA, 2025 quebrou grandes paradigmas, onde o imaginário tornou-se uma realidade. A FENA, juntou milhares de expositores e atraiu vários visitantes com destaque a investidores que buscaram oportunidades de negócio e comércio em Nampula. Aliás, pelo nível de organização e aderência dos expositores e visitantes, a FENA, 2025 confundia-se ao tamanho da FACIM-Feira Internacional de Maputo que outrora.

A ARA Norte, IP, participou na FENA, 2025 pela primeira vez como um dos integrantes dos potenciais expositores. Nesta senda, levou a sua experiência da FACIM para Nampula, onde existe a sua Sede. Trouxe consigo uma Maquete em 3D que simulava e promovia um exemplo prático de Projectos de Desenvolvimento Social e Económico com armazenamento de água em barragens para investidores privado interessados a construir barragens na Província de Nampula. Como as vezes se diz “Nampula é a cena!” e Nampula também, tem sido “A Capital do Norte.” Pois, é lá onde existem oportunidades de grandes projectos a serem priorizados para a gestão e o desenvolvimento sustentável de recursos hídricos como plano de desenvolvimento. A titulo de exemplo, o investimento que esta sendo mobilizado para a construção da Mega-Barragem de Macujé com consulta comunitária avançada, é um plano financiado pelo Banco Mundial que tem gerado expectativas para a sua materialização como construção do futuro risonho desta Província. Com esta Barragem, estima-se encaixar cerca de 80 Milhões de metros cúbicos de água, servindo os 2 polos de Desenvolvimento, respetivamente para a cidade de Nampula e a vila de Rapale, distrito onde será construída esta imponente infraestrutura hidráulica. Nestes planos de desenvolvimento com a água, a ARA Norte, IP, apresentou os detalhes do monitoramento hidrológico que inclui o processo técnico de medição de caudal e a qualidade de água que permitira com o aumento da qualidade de vida.

Além, de Macujé projectos similares poderão se desenvolver por Parceria Público Privado para quem queira investir em infraestruturas hidráulicas na Província de Nampula, a partir do projecto de construção de Barragens como a de Mutala, Namara, Mogoma, Mutela Meluli, Marita, Mecuburi entre outros potencias pontos identificados pela ARA Norte, IP.
Assim foi a FENA, onde a ARA Norte, IP recebeu no seu Stand vários visitantes curiosos em saber da sua funcionalidade, dentre os quais estudantes, investidores e entidades interessadas em licenciar suas fontes.
Deu um modo geral, nesta feira quem mais se interessou, em projectos de oportunidades de investimentos em infraestruturas de armazenamento de água tive esclarecimentos em tempo útil pelos técnicos expositores da ARA Norte, IP sem sobressaltos. Por fim, a presença da ARA Norte, IP na Feira Económica de Nampula, foi um sucesso. Mas, as promoções não pararam por lá, vão mais até, entre 25-31.08.2025 na 60ª Edição da FACIM, 2025, onde este IP de gestão de recursos hídricos tem mais novidades para exposição. Que chegue quem precisa mais saber da potencialidade hídrica que ARA Norte, IP se reveste. Pois, só poderá surpreender-se com o extravasar das espectativas na região sob sua jurisdição.

Por: Wild António Alfredo
COMUNICAÇÃO E IMAGEM
This Post Has 0 Comments