skip to Main Content
aranorteip@aranorteip.gov.mz +258 86 201 7777 Webmail

MARTIN BOS, DIRECTOR DO BLUE DEAL VISITA MOÇAMBIQUE E FORTIFICA-SE TREINAMENTO NA ARA NORTE, IP

“O Director do Programa BLUE DEAL, Martin Bos, chegou a Moçambique em visita de trabalho nos meados de Junho do corrente ano, junto de sua equipe que veio com missão de fortificar o Apoio Técnico Institucional à ARA Norte, IP, no domínio de novas ferramentas tecnológicas. Trata-se de um modelo hidrológico importado da Holanda para facilitar a gestão de água, face ao rácio da demanda e alocação do volume de água a ser priorizado no processo decisivo de emissão de licenças aos Utentes da Bacia Hidrográficas do Rio Monapo. Na ARA Norte, IP, com Sede localizada na cidade de Nampula, Bos, o Director do BUEL DEAL, junto a sua comitiva foi recebido com cortesia do Director Geral, (DG) Carlitos Omar nas Instalações da ARA NORTE, IP-Sede.”   

O encontro de cortesia entre o Dirigente Holandês do Programa BLUE DEAL e o DG da ARA Norte, IP marcou pela primeira vez a sua chegada na ARA Norte, IP que prioriza as suas portas abertas para mais visitas de trabalho. Martin Bos, chegou e mostrou-se muito feliz ao ver mais uma das suas etapas de visita a ser materializada. Sobre a visita de trabalho, tudo iniciou na cidade de Nampula quando a agenda foi espelhada no terreno depois da chegada e recepção dos visitantes, Parceiros de Cooperação. Foi uma recepção calorosa, transmitida pelo DG da ARA Norte, IP, Carlitos Omar que esteve junto do seu quadro técnico a manifestar o desejo de boas vindas ao Director do Programa BLUE DEAL, Martin Bos que pôs os seus pés pela primeira vez naquele solo pátrio. Igualmente, as boas vindas na ARA Norte, IP foram extensivas aos integrantes da sua comitiva.

Na ocasião, Martin Bos, o Dirigente deste Programa Internacional (BLUE DEAL) que coopera com as ARAs moçambicanas há anos, a partir da sua representação em Moçambique e da sua Sede na Holanda onde reside, fez-se acompanhar a este País lusófono, por Marijeki Jaarsma, a Coordenadora da Componente 3-Comunicação, Nila Taminiua e Lucas, estes que por sistema são Facilitadores do Treinamento Técnico ou do Apoio Institucional para ARA Norte, IP. No tanto, importa referir que excepto o Director Martin Bos, os integrantes da comitiva por sinal, conhecem bem a casa visitada (ARA Norte, IP).  Pois, são tidos como filhos de casa, na sequência das recorrentes actividades de trabalho de cooperação que têm sido avançados pelos mesmos. E menos do que mais sempre, vieram com missão de fortificar o apoio Institucional que o Blue Deal, tem vindo a impulsar aos técnicos da ARA Norte, IP, através de introdução de novas ferramentas tecnológicas de trabalho para gestão sustentável de água ao nível das Bacias. Por isso, no no quadro de Gestão das Bacia Hidrográficas, desta vez a Bacia do Rio Monapo se beneficiou de um treinamento para o seu quadro técnico. Este treinamento, teve como o pano de fundo de induzir conhecimentos aos técnicos da ARA Norte, IP para o domínio de uma nova plataforma hidrológica visando modernizar um novo tipo de serviços para a gestão dos volumes de água entre o rácio de demanda e a alocação de água para os Utentes da Bacia do Rio Monapo. Trata-se de uma das grandes e importantes bacias hidrográfica com alocação de água a principais polos de desenvolvimento da região norte do país.

Todavia, o inicio deste encontro marcou quando todos se reuniram na sala de sessões deste Instituto Público de gestão de recursos hídricos, mais proeminente na zona norte de Moçambique. Foi na sala de reuniões onde houve autoapresentação de quem fez parte daquele grande encontro. Da parte da ARA Norte, IP, estiveram presentes os Chefes de Departamentos, Gabinetes e Repartições Centrais, assim como outros funcionários convidados.  Para o Director Geral da ARA Norte, IP, Carlitos Omar, considerou um momento muito importante e marcante, por ter recebido aquela visita particularmente o Diorector do Blue Deal, Martin Bos nas suas instalações, acreditando por uma parceria bem-sucedida. Por isso, apresentou a equipe dos visitantes perante aos quadros da ARA Norte, IP, seus companheiros de trabalho sobre o que significava aquele momento que marcou a semana laboral com a presença dos Parceiros de Cooperação do Programa Holandês BLUE DEAL. Carlitos, Omar explicou que se tratava de uma visita de cortesia que recebia o Director do Blue Deal e a sua comitiva que tinha como missão de intensificar mais treinamentos técnicos que decorreram em benefício a apoio da sua Instituição.  

Na ocasião, foi apresentado o Director do BLUE DEAL. De seguida, Martin Bos, tomou a palavra e na sua comunicação perante aos quadros da ARA Norte, IP presentes, também, destacou a importância da sua vinda a Moçambique, particularmente para aquela visita na ARA Norte, IP que sempre esteve programada, mas, devido a incompatibilidade de tempo faltava materializar. “Bom dia, sou Martin Bos, Director do Programa BLUE DEAL com Sede Baseado na Holanda. Sempre quis vir pela primeira vez para cá e fui adiando por causa do tempo. Mas, agora já estou cá para continuarmos a trabalhar juntos. Por isso, estou muito feliz. Em Moçambique, temos actividades de parceria para o desenvolvimento Institucional com o Ministério da Obras Públicas Habitação e Recurso Hídricos [MOPHRH], através da Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos [DNGRH], onde evolve as ARAs Norte, Centro e Sul, IP. Também, temos outro projecto em parceria com o Conselho Municipal da Cidade da Beira. Muito obrigado.”  Assim foram as palavras do Martin Bos, Director do Programa BLUE DEAL que debruçava com satisfação na sua apresentação em discurso inaugural aquando a visita de trabalho nas instalações da ARA Norte, IP na cidade de Nampula.

E porque mostrou-se muito satisfeito com a sua chegada, de seguida a ARA Norte, IP fez uma apresentação sobre a sua funcionalidade onde in loco o Director do Blue Deal, teve o privilegio de ver e ouvir de perto desta ARA importantes detalhes que fazem parte na sua área de jurisdição. Entretanto, foi lhe apresentado em Mapa, Organigrama, actual número de quadro do pessoal, potencialidades hídricas existentes nas Bacias hidrográficas e suas oportunidades de desenvolvimento em Infraestruturas hidráulicas diversa. Quer para o armazenamento e abastecimento de água com fins múltiplos, assim como a situação hidrológica da região. Refere-se de uma região vasta e rica em recursos hídricos com potencialidade para geração de energia, prática de agricultura e funcionamento industrial. Também, foram apresentados os desafios que a ARA Norte, IP enfrenta ao nível destas bacias hidrográficas.

Outrossim, foi o BLUE DEAL que fez sua aprestação sobre como poderia decorrer o seu treinamento, incluindo as vantagens.  Em outra abordagem, houve momento de se tirar uma foto de família com os visitantes por se tratar de um momento único e marcante naquela ARA.  Também, o Director Martin Bos, teve o privilegio de conhecer os compartimentos da ARA Norte, IP os respectivos Técnicos e como exerciam as suas actividades. Portanto, com a chegada deste Director, Parceiro do BLUE DEAL foi um encontro que deu para entender ser muito produtivo. Pois, houve oportunidade de se esclarecer naquilo que fossem dúvidas, aliás, foram todas elas dissipadas quer da ARA Norte, IP ou da parte dos visitantes. 

No primeiro dia do encontro, todos ficaram kits e satisfeitos com a visita. Mas, os três dias seguidos ficou mais kit, a ARA Norte, IP que tivera a vantagem de ser treinado com direito da instalação de mais um modelo hidrológico proveniente do BLUE DEAL que poderá funcionar na Bacia Hidrográfica de Monapo. Trata-se de uma equação de um rácio entre de demanda e alocação de água aos Utentes desta Bacia.  

Segundo a entrevista mantida com a facilitadora do treinamento Nila Taminiua, explicou a nossa fonte dando a entender que aquele treinamento estava relacionado ao rácio de água na Bacia Hidrográfica de Rio Monapo. Pretendeu-se introduzir uma nova plataforma moderna e digital denominada We-Harp. Uma ferramenta que poderá ser conectada ao SIRAH/Sistema de Base de dados [Plataforma usada na ARA Norte, IP para Gestão de facturação e licenciamento de Utentes de água] com uma outra Plataforma denominada Modelo Weap, um modelo hidrológico que pode definir os impactos da quantidade de água existente na Bacia de Monapo em caso de demanda ealocação. Segundo Taminiua, esclareceu que “O objectivo crucial deste treinamento foi baseado na entrega de ferramenta We-Harp e o modelo Weap da Bacia Hidrográfica do Rio Monapo para os colaboradores da ARA Norte, IP aprimorar e saber avaliar a racionalização dos impactos entre a demanda e alocação de água na Bacia. A partir dai poder-se obter experiências práticas através de base de dados que poderão decidir priorização de volumes solicitados para o licenciamento.” Explicou a facilitadora do Programa Blue Deal, Nila Taminua, na recta final dos dias de treinamentos de modelos hidrológicos para a Bacia hidrográfica de Monapo realizado na ARA Norte, IP em Nampula.

Já no final, os participantes do treinamento, consideraram este exercício/ actividade ser muito proveitoso para a ARA Norte, IP prestar seus serviços em termo de gestão dos volumes de água para alocação face a demanda. Enaltecendo, os treinos trazem facilidade na racionalização dos recursos hídricos da bacia hidrográfica de Monapo, no caso concreto. Os participantes referiram-se das ferramentas tecnológicas “We-Harp” importado dos Países Baixos e instalado para sincronizar com o SIRAH e o modelo “Weap” na ARA Norte, IP.

Por: Wild António Alfredo

COMUNICAÇÃO E IMAGEM

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *