“Celebrou-se o 7 de Abril, 2025, dia da Mulher moçambicana com…
DIA MUNDIAL DE ÁGUA: CICLO DE PALESTRAS DOMINA A COMPREENSÃO DOS DESAFIOS DA SOCIEDADE SOBRE A IMPORTÂNCIA DE ÁGUA
“A massificação de ciclos de palestras promovida pela ARA Norte, IP melhorou a compreensão sobre a importância de recursos hídricos e os desafios das massas Estudantis, Fabris e Populares nas Comunidades como forças para mudanças de comportamentos no uso sustentável de água bruta por um pouco mais ao redor das Províncias de Zambézia, Nampula, Lichinga e C. Delgado que não pouparam esforço de contribuir e libertar alegria na sequência das celebrações do dia Mundial de Água, assinalado a 22 de março, 2025.”

Participaram, do evento alusivo ao dia mundial dos recursos hídricos, vários actores de gestão de recursos hídricos com destaque da figura do Governador da Província de Nampula, Eduardo Abudala, a Administradora da capital do Norte, Irene Meque, Quadros do Governo, APolitécnica, UNIROVUMA, CDM, Unicef, UNCHNUR, Líderes Comunitários, Religiosos e Refugiados de Países Africanos acolhidos em Marratane, entre outros participantes. O Dia Mundial de Água, é celebrado anualmente à 22 de Março, desde a sua aprovação pela conferência da ONU no Brasil em 1992. Trata-se de uma data para alertar e consciencializar a sociedade e os Governos para a urgente necessidade de proteção e poupança de Água. Contudo, para um olhar de reflexão no presente ano 2025, a ONU avançou com o lema “Preservação dos Glaciares.” Do mesmo lema, Moçambique, através do Sector de Água no seu contexto actual adaptou para “Proteger Água, Hoje Para não Faltar Amanhã.” E porque não deve falta água, a ARA Norte, IP como Gestor da mesma para buscar mais sustentabilidade da gestão, não deixou passar de lado esta data querida ao espalhar mensagens que visavam promover a compreensão da sociedade sobre a importância e os desafios com a água na sua região, para não faltar amanhã como advoga o lema Nacional que quase não foge do seu slogan tradicional ou institucional “A Água é Escassa, Cuide e Preserve”. Inspirado pelos seus desafios e pelo pico de onde das mudanças climáticas na sua região que tem sido assolada por extremos eventos climatológicos (Cheias e inundações ou secas).Aliás, esta região acabava de ser arrasada pelas águas das chuvas que criaram calamidades resultantes da depressão tropical JUDE que se transformou em Ciclone. JUDE, devastou várias infraestruturas sociais, económicas, até houve mutilação e perca de vidas humanas que a fúria das águas contribuíram.



Porém, apesar destas atrocidades que decorreram em pleno mês de água, houve aderência massiva para se celebrar o dia 22 de março com muita euforia e aprendizados. Esta foi uma forma encontrada para a sociedade refletir e encontrar soluções sustentáveis para se poupar a água. Portanto, eventos ao redor da região da ARA Norte, IP, marcaram com sucesso ao promover palestras que incluíram actividades educativas com foco para sensibilizar as pessoas sobre a importância da água, uso racional deste liquido precioso, os desafios relacionados com à quantidades e qualidade para fazer face a sua escassez para não faltar amanhã. Por isso, as palestras deste IP, arrastaram multidões de gente que ficaram muito satisfeitas com a busca de mais conhecimentos sobre a importância e proteção da água.
Todavia, o epicentro do inicio das actividades da ARA Norte, IP para celebrar a semana de água foi escalada na Apolitécnica em Nampula. Na palestra, fizeram-se presentes, quadros da ARA N, IP do Departamentos de Serviço ao Utente, Recursos Hídricos e Obras Hidráulicas e Manutenção, Director daquele estabelecimento de ensino, Corpo Docente e os estudantes que participaram activamente ao evento, mostrando o delírio da emoção pelo aprendizado sobre proteção dos recursos hídricos. Entre tanto, valendo brindes do concurso promovido pela ARA Norte, IP os estudantes que prestaram mais atenção saíram com brindes. Aliás, estes despertaram a outra atenção, aos outros colegas sobre quais eram as respostas mais certas para a Sociedade contribuir com exemplos pragmáticos para não faltar água amanhã como o garante da sustentabilidade hídrica no contexto regional, quiçá nacional. Com esta iniciativa, vindo da ARA Norte, IP o Director da Apolitécnica em Nampula, deixou ficar a sua satisfação e agradecimento. “Quero agradecer a equipe da ARA Norte, IP por estar presente aqui, neste estabelecimento de ensino, para falar sobre a importância da água assim como da sua preservação diante aos nossos estudantes e aos desafios que se assistem na Sociedade.” Durban Jr. Director do estabelecimento de ensino da Apolitécnica, mostrava o seu nível de satisfação e agradecimento a ARA Norte, IP pela palestra.



Com a missão de palestras, a ARA Norte, IP escalou ainda a Fábrica de Cerveja de Nampula, CDM. Esta considerada como um dos Utentes mais responsável na gestão racional de água. A CDM, anualmente tem se beneficiado de palestra deste IP. Mas, neste especial alusivo dia Mundial de água na CDM, esta instituição sem duvidas mostrou-se diferente e mais madura na gestão de água, estando em nível mais avançado e pragmático. Informações avançadas pela Directora, Ana Cristina, apontaram que das experiências tidas com a escassez de água a CDM, Nampula, esta Unidade fabril sentiu na pele ao ficar numa situação de 10 dias sem produzir. Com isso, há tolerância zero na fuga de água. Segundo a CDM palestrando demostrou-se, estar comprometida e inspirada pelos 4Rs (Reduzir desperdício, Reutilizar, Reciclar e Recuperar). De um modo geral, a Direcção da CDM motiva aos seus colaboradores para participar no exercício de concurso de proteção da Água. Na mesma ocasião, ficou-se a saber que há campanhas inseridas no âmbito de responsabilidade social, onde esta empresa fez furos de água para sua comunidade. Diante da troca de experiência entre parceiros da ARA Norte, IP e CDM as duas instituições estiveram unidas pelos resultados alcançados. Assim sendo, premiaram aos que deram respostas mais certas no quadro de gestão sustentável de recursos hídricos.


E porque é o dever da ARA Norte, IP traçar estratégias, aplicar de forma coordenada e sustentável, gerindo as quantidades e qualidades dos recursos das bacias que tem vários Utentes este IP, procurou saber dos vencedores do concurso lançado na CDM sobre o segredo para o alcance da tolerância zero da fuga de água naquela instituição. O Departamento vencedor do concurso desvendou o segredo, ao partilhar que se tratava de apenas reportar ao Sector responsável para eliminar quaisquer fugas de água. Durante a palestra da ARA Norte, IP, a CDM ficou satisfeita ao saber dos projecto que poderão fazer face com a crise de água na região em particular cidade de Nampula como dos estudos em démarche sobre a construção da Barragem de Rapale. Mas, se avançaram alguma dicas para CDM querendo fazer abertura de um campo de furos de água como o ideal a curto prazo face a demanda de água actual. No final do encontro, a Gestora da CDM, Nampula, mostrou-se muito satisfeita pela partilha dos conhecimentos vs. dicas da ARA Norte, IP que valorizam a água como um bem precioso. “Estamos a antecipar a celebração do dia mundial de água em especial hoje, dia 21 um dia antes. A água é um bem precioso, é o ingrediente número um da cerveja. Cerca 90% da cerveja, é água, mas, não é só para cerveja, serve, para todos nós, usamos ou partilhamos a água. Este ano a nossa equipe de comunicação terá várias campanhas em volta de água. Estamos a começar agora com a campanhas, Um Brinde a Natureza. A posterior viram outras, onde temos várias iniciativas ligadas as Bacias hidrográficas, e também de deficiências hídricas. São campanhas que influenciam 33 práticas ao nível global sobre a escassez de água.” Ana Cristina, Gestora da CDM, Nampula, falava em especial do dia Mundial de água, durante o fim de palestra da ARA Norte, IP e funcionários deste estabelecimento fabril.



Para celebração do dia Mundial de Água, a ARA Norte, IP, também, coordenou outras actividade com as Direções Províncias das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos (DPOPHRH) ao nível da sua região. A título de exemplo em Marratane, no campo de refugiados viveu-se um momento épico no próprio dia Mundial de água promovido pela ARA Norte, IP e DPOPHRH que brindaram todos actores presente com destaque ao Governador da Província de Nampula. Um tom alto da banda musical das celebres “Pétalas Amarelas de Nampula” rompeu-se pelo aquecimento da dança que se espalhou ao palco diante um olhar rítmico e contagiante que tirou o sorriso de todos presentes. Até foi motivo de elogio do discurso de agradecimento do próprio Governador Abdala que ouviu seu nome sendo citado pela banda que trouxe mensagens relacionado com o lema do dia nas cerimonias Centrais do dia mundial de água em Nampula, Marratane. Nesta localidade, também a ARA Norte, IP aproveitou a ocasião para palestrar e brindar aos estudantes presentes ao trazer informações relevantes atinentes aos desafios com a água e a urgente necessidade de proteger esse recurso vital que entra em jogo para o futuro do planeta.

Por: Wild António Alfredo
COMUNICAÇÃO E IMAGEM
This Post Has 0 Comments