skip to Main Content
aranorteip@aranorteip.gov.mz +258 86 201 7777 Webmail

CONSTRUÇÃO DA BARRAGEM DE RAPALE, JUNTA PENSADORES EM NAMPULA

“A Cidade de Nampula, e o Distrito de Rapale, acolheram de 04 à 06 de dezembro passado uma reunião concernente a divulgação do Projecto de Construção da Barragem de Rapale em Macujé. O encontro juntou convidados vindos de diferentes estratos sociais. Entre tantos, participaram do evento, pensadores vindos de diferentes Sectores do Governo e da Sociedade Civil, com destaque o Director Geral da   ARA Norte, IP e seus técnicos, quadros da Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos (DNGRH), Serviços Províncias de Infraestruturas, Terra e Ambiente, INAM, SP do Distrito de Rapale, Autoridades Locais como o Chefe do Posto Administrativo de Nacuia, Líderes Comunitários entre outros.”

A falta de água na cidade de Nampula, tem sido uma questão nebulosa para responder com as necessidades da sua população. Ao todo, a problemática da crise de água nesta cidade entre outros pontos da região, tem sido cíclica nas épocas secas, devido a incapacidade do alargamento de mais infraestruturas hidráulicas para o armazenamento deste precioso liquido. Trata-se, da actual conjuntura que regista mudanças climáticas e explosão demográfica exponencial que faz com que haja aumento populacional que se regista ao nível dos principais Centros Urbanos daquela região.

Para os devidos efeito, junto do governo de Moçambique, vários esforços têm sido envidados, no sentido de se reverter com a situação da falta de água, através da ARA Norte, IP e DNGRH que tencionam construir mais Barragens para mitigar este dilema. No caso concreto, estão sendo feitas as necessárias diligências   para o arranque do processo de construção da Barragem de Rapale em Macujé. Um projecto vindo de entre o governo moçambicano e parceiros financeiros do Banco Mundial. Por isso, com esta novidade, houve necessidade de se reunir pensadores vindos de Sectores multifuncional, visando assim apresentar este projecto ambicioso com vista se encontrar soluções viáveis para a sua prossecução. Trata-se do cumprimento de um dos pacotes da DNGRH que se consubstancia com a resiliência climática para África Oriental e Austral.

No entanto, para que houvesse justiça e harmonia entre os Stakholders como direitos das partes envolvidas, no cenário da implementação do projecto de construção da Barragem de Macujé em Rapale, a ARA Norte, IP e DNGRH promoveram esta sentada própria de pensadores, vindos de diversas esferas sociais para se buscar um entendimento, comum sobre a importância do projecto e o engajamento das comunidades locais. Oque significa com esta sentada, foi mais uma luz no fundo de túnel que veio iluminar as respostas encontradas pelos Gestores de Recursos Hídricos, diante desta nublosa crise de água existente na cidade de Nampula.  A Vila de Rapale, também terá privilegio com abastecimento deste liquido. Este encontro, realizou-se numa da época chuvosa, 2024-2025, porém interrompida na sequência das mudanças climáticas que assola a região, o que deriva com a escassez cíclicas de chuvas. Pois, esta situação deixava a cidade de Nampula com níveis de stress hídrica para pleno abastecimento de água. Em Nampula, apenas a sua cidade se suporta com a principal fonte de abastecimento de água, a Barragem de Nampula que foi concebida para armazenar na sua capacidade máxima cerca de 4.000.000 de metros cúbicos e, que na altura tinha apenas cerca de 1000.000 de metros cúbicos.  Com restrições feitas pela Autoridade competente, ARA Norte, IP para o ADRN passava a captar e distribuir apenas 30 mil metros cúbicos diários, o que não cabe com a demanda. Por isso, das reflexões encontradas do governo apontaram para mais fontes alternativas, e uma delas foi de se construir a Barragem de Rapale sobre o caudaloso rio Monapo como reforço e solução. E porque se acredita nesta solução durante os três dias marcados por este encontro que não só foi debatido na cidade de Nampula, em ambiente climatizado, também a equipe rumou ao campo, concretamente no distrito de Rapale em Macujé, onde se irá erguer este monstro de armazenamento de água para abastecimento a Vila de Rapale e a cidade de Nampula.

Autoridades locias de Rapale satisfeitos com o Projecto de construção da Barragem de Rapale em Macuje

No encontro, em Rapale onde a equipe foi liderada por Director Geral da ARA Norte, IP Carlitos Omar, foram discutidos e encontrados em conjunto os passos que poderão nortear com o avanço das etapas subsequentes do projecto apresentado diante as autoridades locais. Durante a presentação do projecto os convidados mostraram-se satisfeitos ao saber que se tratava de um projecto ambicioso e de destaque na região. Aliás, quem não duvidaram, foram as próprias Autoridades locais de Rapale, que se mostraram optimistas para sua materialização quer da SP, o Chefe do Posto Administrativo, assim como o Regulado que, se sentiram envolvidos e comprometidos para colaborar no projecto, desde o engajamento das comunidades da localidade de Nacuia em Macujé.  

Segundo o Regulo de Macujé, afirmou que com o avanço da construção da obra e implantação da mesma, Barragem em Rapale, a sua localidade de Nacuia com destaque a Vila distrital, poderão assistir a um desenvolvimento com benefícios de múltiplas oportunidades aos nativos. O Régulo, reiterou ainda que dará o seu apoio naquilo que for possível para o projecto ganhar corpo desde o engajamento da sua comunidade com vista a materialização deste ambicioso o projecto.

De uma vista geral, com a masterização da construção da Barragem de Macuje  em Rapale poderá se tornar como grandes Polos de desenvolvimento os dois distritos, Cidade de Nampula e Vila de Rapale. Com esta infraestrutura em funcionamento, considerar-se-á como um exemplo com portas abertas as mudanças, dai que nascera uma nova era com empolgante oportunidade para abastecimento de água a cidade de Nampula, principal Centro Urbano da região e a Vila de Rapale cada vez mais irá se afirmar para centro urbano com solução da sua crise de água.

Por: Wild António Alfredo

COMUNICAÇÃO E IMAGEM

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *