A escalada a Barragem de Nacala, não precisou de um dia…
BLUE DEAL MUNICIA CONHECIMENTOS TÉCNICOS AS ARAs E DNGRH EM NAMPULA E ZAMBÉZIA
“Uma equipe de especialistas do BLUE DEAL e a contratada, Técnica Engenharia Consultores, Lda, estiveram de visita de trabalho nas Províncias de Nampula e Zambézia, onde abasteceram conhecimentos técnicos a DNGRH, ARA Norte, IP, Centro e Sul, no âmbito de treinamento.”
O apoio ao fortalecimento da capacidade de resposta institucional da ARA Norte, IP por estes parceiros têm sido uma realidade recorrente em diferentes componentes de atuacção que contribuem para este Sector de Gestão Recursos Hídricos se tornar mais prestativo. Por isso, quando se fala da parceria existente entre a ARA Norte, IP e o Programa Blue Deal, ninguém pode duvidar da sua conexão sólida.
Contudo, desta vez foram promovidos com sucesso mais 02 treinamentos sendo que, os beneficiários destas capacitações foram técnicos pertencentes ao Departamento de Recursos Hídricos, (DRH) e da componente 4 cujas acções estão ligadas a infraestruturas, proteção e inundação, caso concreto, Departamento de Obras Hidráulicas e Manutenção (DOHM).
Pois, é sem duvida que estes dois Departamentos, andam de mãos dadas como uma espinha dorsal visível nas ARAs, ou seja, de quem gere os recursos hídricos, criando assim um clima único nas suas diversidades de trabalho que ao fim se complementam pelo verdadeiro valor de fazer face a gestão sustentável de água em varias vertentes do Sector. Porém, desta vez foi diferente! A visita de trabalho dos holandeses na faixa da ARA Norte, IP, teve um benefício a Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos (DNGRH), as três ARAs Sul, Centro e Norte, local tido como palco do treinamento, depois de uma passagem por um treinamento na cidade de Quelimane e visita do Dique de Muziva, distrito de Nicoadala pertencente a ARA Centro, IP.
Todavia, para o pulsar destas actividades de treinamento, no âmbito da parceria com o Programa Blue Deal, primeiramente marcou-se por um encontro na ARA Norte, IP, com Sede na cidade de Nampula, onde foi recebida uma equipe de trabalho composta por 4 enviados dos países baixos e um técnico da ARA Sul, Ernesto dos recursos hídricos, este que anteriormente teve este treinamento na sua ARA, mas, a sua presença viria a ser como uma espécie de catapultar e aprimorara a sua experiencia daquilo que aprendeu da ARA Holandesa, os implemente Dutch Water Authorities (DWA). Nesta visita de trabalho se destacou com a presença da Marijke Jaarsma, Coordenadora das actividades do Blue Deal, na componente 3 a partir da Holanda que manteve encontro a porta fechada com o Director Geral da ARA Norte, IP, Carlitos Omar.
Portanto, para este Instituto Público de gestão de recursos hídricos lucrar com seus intentos nos treinamentos, não só foram exercícios de mesa redonda, mas, também, marcou por um trabalho de campo. A titulo de exemplo houve deslocação à Barragem de Mésica, uma propriedade privada com destino a irrigação de culturas para comercialização interna e externa. Localizada na Bacia Hidrográfica de Monapo e Distrito com mesmo nome, foi o local escolhido para o treinamento de Departamento de Recursos Hídricos da ARA Norte, IP do Eng. João Sitoi, Chefe do Departamento.
Em Nampula o treinamento foi conduzido com sucesso pela congénere da ARA Norte, IP, através de especialistas holandeses da Dutch Water Authorities (DWA) que ministraram matéria ligada aos aplicativos Hydronet e WEAP. Tratou-se dos especialistas, Ruben, Ralf e Nila sem descorar com a presença do técnico da ARA Sul, IP então mencionado. E falndo sobre da visita a Albufeira de Méssica, a maior da região norte com cerca de 50 Milhões de metros cúbicos, porém, a questão do pano do fundo desta visita de campo, foi de se inteirar sobre a sua gestão e funcionamento buscando-se assim dados hidrológicos daquela infraestrutura. Foi uma iniciativa que pretendia dar resposta aos técnicos da ARA Norte, IP na matéria do treinamento em alusão. Contudo, depois do trabalho de campo a primeira parte destes compulsivos treinamentos terminou no Departamento de Recursos Hídricos da ARA Norte, IP onde a Coordenadora, Jaarma brindou à todos participantes com certificados de mérito na presença do DG da ARA Norte, IP Carlitos Omar.
Segundo, a conversa mantida para a nossa reportagem com a Marijke Jaarsma, Coordenadora do Programa, teria nos esclarecido que “Com o pacote Hydronet irá possibilitar a ARA Norte, IP a armazenar dados hidrológicos. Nestes moldes, quer à partir de gráficos, esta actividade poderá permitir aos técnicos treinados a saber qual é o nível hidrográfico que possa ajudar prever a precipitação até 15 dias.” Apontou Marijke Jaarma, Coordenadora Sénior do Programa Blue Deal.
No entanto, a matéria dotada ao treinamento do modelo WEAP foi curiosamente disso que, também os fez chegar até à Barragem de Mésica, tendo sido importante a presença da Nila, especialista na vertente ligada à mudanças climáticas. Portanto, a ferramenta WEAP seguramente, poderá facilitar os técnicos da ARA Norte, IP a calcular o volume de água disponível e até prever a sua demanda. Que bom! E, para se aprimorar mais esta este aplicativo, Celso Egídio e Hélder Chibielo, Técnicos da ARA Norte, IP foram os sortudos e indicados para participar de uma formação intensiva no solo pátrio dos países baixos com vista a aprimorara e fortalecer cada vez mais a capacidade técnica da ARA Norte, IP em matéria de WEAP.
Entretanto, a margem destas formações que decorreram na ARA norte, IP em outra abordagem, Marijke Jaarma, representante Sénior da Blue Deal, também, manteve contacto com o Departamento de Serviço ao Utente, (DSU) com a Maria Dalila Lugar, Chefe do “DSU” e responsável da comunicação deste IP, onde teve informações do fundo sobre o ponto de situação das actividades realizadas na campanha de sensibilização dos utentes de água bruta que decorreu na ARA Norte, IP, assim como no que concerne à alguns aspectos que referente ao treinamento que se prevê realizar para a componente 3- comunicação inserido no Programa Blue Deal. Pelo que, daquilo que se abordou o balanço feito foi positivo.
Enquanto, para a Província Central da Zambézia, no terreno esteve o Departamento das Obras Hidráulicas da ARA Norte, IP que pela importância da matéria do treinamento viu-se juntar com quadros do governo, ao nível nacional respetivamente de DNGRH, ARA Sul, IP e Centro, IP, na cidade de Quelimane, onde teria iniciado a formação. Pela ironia do destino, o treinamento decorreu na cidade de bicicletas (Quelimane) que por sinal apresenta um relevo do tipo planície, semelhante à dos Países Baixos. Quiçá isto viria a inspirar mais com a experiencia da holanda ou mera coincidência?! Aliás, também, foi de lá onde nasceram as alianças das trocas de experiências, entre as personagens técnicas envolvidas em representação das suas instituições como um testemunho de união e oportunidade favorecida a estes actores de gestão de recursos hídricos.
Por ser diferente, diferente, houve mais munição de conhecimentos técnicos, na Zambézia. Portanto, o Blue Deal contratou a empresa, Engenheiros Consultores, Lda que através do Eng. Monteiro os participantes foram dotados com conhecimentos da componente 4- Gestão de Diques. Neste caso concreto tiveram conhecimento de conteúdos temáticos atinente a noções sobre diques, breve historial sobre diques em Moçambique, legislação Nacional aplicável a seguir, incluindo apropriação de conhecimentos sobre projectos de reparação de diques e noções gerais. Assim sendo, os participantes também, tiveram a oportunidade de se apropriar conhecimentos de como elaborar os planos de emergência de reparação de diques. Muito bem! Depois desta contextualização, os técnicos tiveram a oportunidade de visitar o dique de Muziva, no distrito de Nicoadala para consolidar a matéria dada pela Técnica Consultores, Lda. Foram duas semanas cheias de êxito. Entre tanto, da Dutch Water Authorities (DWA), estes participantes, tiveram treinamento sobre inspeção visual de diques destacando uma matéria como visão geral de diques, insto é, oque registar procurar como preencher um formulário, quais são os parâmetros e valores possíveis durante uma inspeção. Também, aprenderam sobre Q-field, um aplicativo para levantamento de anomalias nos diques. Ainda neste treinamento com a DWA, os técnicos obtiveram conhecimentos como sincronizar o plicativo Q-field e Q-GIS este último que através do Programa Blue Deal os técnicos da ARA Norte, IP tiveram o privilegio de treinamento nos finais do ano passado. GIS, que significa Sistema de Informação Geográfico, serve para tratamento de mapas ou simplesmente mapeamento. Aliás, esta actividade também culminou com uma actividade de campo no Dique de Nante, Distrito da Maganja da costa área de jurisdição da ARA Norte, IP.
De um modo geral, para os técnicos da ARA Norte, IP do DRH e DOHM que estiveram no treinamento/terreno descreveram um ambiente de muito aprendizado sobre Hydonet e WEAP, Noções de Diques, Instrução de Inspeção visual de diques e introdução de reparação de emergência de Diques, estes de ambos departamentos destacaram terem encontrado uma gama de facilidade de trabalho para os próximos trabalhos.
Por: Wild António Alfredo
COMUNICAÇÃO E IMAGEM
This Post Has 0 Comments